selected publications
-
academic article
- Training and professional skills for teaching in basic education. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). 15:75-91. 2022
- FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade. 2022
- Educação inclusiva e formação de professores: o que dizem os estudantes?. Revista Internacional de Formação de Professores. 6:1-27. 2021
- Influência(s) da pandemia na formação inicial de professores: O caso dos estágios pedagógicos 2021
- Literatura para a infância-importância do contacto das crianças com o livro. INCTE-2020- Encontro internacional de formação na docência. 1:158-169. 2020
- A relação pedagógica a partir do olhar de futuros professores: Implicações do(s) ambiente(s) de ensino e aprendizagem. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. 14-35. 2020
- Contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. 22:301-321. 2020
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão 2019
- Relatórios de prática de ensino supervisionada: opções investigativas dos futuros professores 2019
- Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento. EduSer. 9:71-79. 2017
- A supervisão como dispositivo de desenvolvimento profissional e transformação de práticas 2017
- Iniciação à prática profissional e formação do professor reflexivo 2017
- Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores 2016
- Perceções de educadores cooperantes sobre o processo supervisivo. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 183-187. 2015
- Visão dos futuros professores sobre o(s) modelo(s) de supervisão: Entre a teoria e a aplicação 2015
- Formação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentes 2014
- Formação de professores em Portugal, culturas de colaboração e gestão integrada do currículo 2012
- Individualismo e colaboração dos professores em situação de formação 2012
- Supervisão da prática pedagógica e colegialidade docente: a perspetiva dos candidatos a professores 2012
- Formação inicial, profissão docente e competências para a docência: a visão dos futuros professores 2010
- Programas de formação contínua em Portugal: contributo(s) para a formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico 2009
- ¿O ponto é começo¿ o ponto é vida¿: uma experiência de ensino integrado 2009
- “O ponto é começo… o ponto é vida”: uma experiência de ensino integrado 2009
- Monotipia artística: Experiências de impressão (técnicas aditivas e subtractivas) 2002
-
book
- Gata-Mia-Melodia (livro de literatura para a infância traduzido para inglês, italiano, espanhol e polonês) 2023
- Education during COVID-19 pandemic: from disruption to recovery 2022
- Lobo-lobão-lambão 2020
- Prática supervisionada e construção do conhecimento profissional 2019
- Formação inicial de professores: a supervisão pedagógica no âmbito do processo de Bolonha 2017
- Tenho saudades de.... Ed. 1.º. 2017
- Al-Fenim: o génio da cantarinha 2016
- Formação, trabalho e aprendizagem: tradição e inovação nas práticas docentes 2015
- Luzes e sombras da formação contínua: entre a conformação e a transformação 2014
- O gato que amava a mancha laranja 2014
- Competências do professor: representações sobre a formação e a profissão 2013
- El gato que amaba la mancha naranja 2013
- H2O 2013
- Competências do professor: representações sobre a formação e a profissão 2011
- 92 - A iconografia nos manuais escolares do Estado Novo 2009
- A Iconografia nos Manuais Escolares do Estado Novo 2009
- A história da baleia 2009
- História da Baleia. Ed. 1.º. 2009
- O gato que amava a mancha laranja 2009
- Sara e David nas terras dos rios 2007
- Um mundo branquinho... 2003
-
chapter
- Educação em ciências e desenvolvimento do pensamento crítico 2023
- Valorização de competências na formação inicial de professores: um estudo exploratório. 185-196. 2023
- Ambivalências de discursos: Uma análise simbólica ao conto “História da Baleia” de António Sérgio. 131-138. 2021
- Ambivalências de discursos: uma análise simbólica ao conto "História da Baleia de António Sérgio 2021
- A centralidade [ou não] da criança no processo ensino-aprendizagem: Análise da reflexão dos futuros professores sobre a sua própria prática. 423-428. 2020
- A investigação presente nos relatórios finais de Prática de Ensino Supervisionada. 405-410. 2020
- Blogue da turma: um espaço de leitura, partilha e (co)aprendizagem. 203-208. 2020
- Perceções dos futuros professores sobre tendências metodológicas: entre o real e o ideal. 299-304. 2020
- Práticas de educação não-escolar: Perceções dos estudantes sobre as atividades de iniciação à prática profissional. 471-476. 2020
- A supervisão como dispositivo de desenvolvimento profissional e transformação de práticas. 13-40. 2019
- Educação não-formal: contextos e práticas na formação inicial de professores. 480-500. 2019
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão. 93-128. 2019
- Formação, mudança educativa e aprendizagem profissional. 110-127. 2019
- Formação, supervisão e reflexibilidade dos formandos sobre a prática profissional. 41-72. 2019
- Formação em contexto e supervisão colaborativa . 67-81. 2018
- Formação inicial de professores em Portugal: evolução e desafios. 97-115. 2017
- Formação e ação docente: desenvolvendo competências profissionais. 55-77. 2016
- Perceções dos futuros professores sobre a dimensão pedagógica do espaço no 1.º Ciclo do Ensino Básico. 413-417. 2016
- Docência e integração na educação básica em Portugal. 57-82. 2015
- Formação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentes. 83-101. 2015
- Formação inicial, profissão docente e competências para a docência: a visão dos futuros professores. 19-41. 2015
- Individualismo e colaboração dos professores em situação de formação. 43-56. 2015
- Ver, ouvir e saber: o lugar da competência nos modelos de formação inicial de professores. 292-303. 2015
- Contributo(s) dos programas nacionais de formação contínua (PFC) para a sustentação de uma cultura de colaboração entre professores. 157-161. 2014
- Formação de professores em Portugal, culturas de colaboração e gestão integrada do currículo. 39-56. 2014
- A supervisão como dispositivo de desenvolvimento profissional e transformação de práticas
- Contributo(s) dos programas nacionais de formação contínua (PFC) para a sustentação de uma cultura de colaboração entre professores
- Docência e integração na educação básica em Portugal
- Formação de Professores em Portugal, Culturas de Colaboração e Gestão Integrada do Currículo
- Formação e ação docente: desenvolvendo competências profissionais
- Formação e trabalho : Tradição e inovação nas práticas docentes
- Formação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentes
- Formação inicial de professores em Portugal: evolução e desafios
- Formação inicial, profissão docente e competências para a docência: a visão dos futuros professores
- Individualismo e colaboração dos professores em situação de formação
- Perceções dos futuros professores sobre a dimensão pedagógica do espaço no 1.º Ciclo do Ensino Básico
- Professores em formação: docência integrada e trabalho colaborativo
- Supervisão, Transformação e Desenvolvimento Profissional: Formandos
- Ver, ouvir e saber: o lugar da competência nos modelos de formação inicial de professores
-
conference paper
- Dismode - Formación digital para animadores juveniles de ONG para que se conviertan en moderadores de apoyo a jóvenes con discapacidad. 182-187. 2023
- Educação em ciências e desenvolvimento do pensamento crítico. 79-106. 2023
- DIGITAL CITIZENSHIP EDUCATION IN EUROPE. 1-1. 2022
- PROMOTING CULTURAL DIVERSITY(IES) WITH CHILDREN: ACCOUNTS OF LEARNING EXPERIENCES IN THE EDUCATION CONTEXT. 1-1. 2022
- THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DURING THE LOCKDOWN: NARRATIVES OF FUTURE TEACHERS. 1-1. 2022
- THE VOICES OF FAMILIES AND CHILDREN IN SITUATIONS OF SOCIAL AND ECONOMIC VULNERABILITY: A REPORT OF A PROJECT. 7th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI). 1-1. 2022
- SHADOWS AND MARKS: THE POTENTIAL NARRATIVE OF CHILDREN ABOUT WAR. Edulearn Proceedings. 9019-9019. 2022
- Conceções dos educadores/professores sobre a operacionalização da abordagem multinível em tempos de pandemia. 356-366. 2022
- Education for citizenship: narratives in digital environments. 280-290. 2022
- O(s) desafio(s) da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento: Modus vivendi na educação básica. 252-253. 2022
- Representação gráfica de crianças sobre a família: uma análise a partir do teste do desenho da família (TDF) de Louis Corman. 350-366. 2022
- Políticas educativas e capacitação docente: A voz de futuros professores. 219-220. 2021
- Conceções dos educadores/professores sobre a operacionalização da abordagem multinível em tempos de pandemia.. 356-366. 2021
- Influência(s) da pandemia na formação inicial de professores: O caso dos estágios pedagógicos. 1485-1497. 2021
- Literatura para a infância: Importância do contacto das crianças com o livro. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 158-169. 2020
- Qualidade do ensino na licenciatura em educação básica: Perspetivas dos/as estudantes. 135-135. 2020
- Competências docentes em construção: teoria e prática. 293-294. 2020
- Desenvolvimento de competências na formação inicial: teoria versus prática. 213-213. 2020
- Sucesso educativo: um projeto de e para a ação. 232-232. 2020
- Sucesso educativo: um projeto em e para a ação. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 684-694. 2020
- Supervisão pedagógica: contributos para a formação inicial de professores. 73-75. 2020
- A (in) visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores. 160-161. 2019
- A (in)visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores. 2191-2202. 2019
- A avaliação na formação inicial de professores: percepções e práticas. 158-158. 2019
- A avaliação na formação inicial de professores: perceções e práticas. 2064-2075. 2019
- A centralidade [ou não] da criança no processo ensino-aprendizagem: análise da reflexão dos futuros professores sobre a sua própria prática. 17-17. 2019
- A educação não formal: contributo do(s) olhar(es) das crianças. 111-112. 2019
- A investigação presente nos relatórios finais de Prática de Ensino Supervisionada. 633. 2019
- Ambiente(s) de ensino e aprendizagem: a perceção dos futuros professores. 64-104. 2019
- Ambivalências de discursos: Uma análise simbólica ao conto “História da Baleia” de António Sérgio. 18-19. 2019
- Atividades educativas não formais: experiências e representações de crianças e professores. 138-138. 2019
- Blogue da turma: um espaço de leitura, partilha e (co)aprendizagem. 31-31. 2019
- Dimensão investigativa nos relatórios finais de estágio: cruzando resultados. 1043-1054. 2019
- Dimensão investigativa nos relatórios finais de estágio: cruzando resultados. 208-208. 2019
- Helen Keller: pensadores ao longo da história 2019
- Helen Parkhurst: pensadores ao longo da história 2019
- Influência(s) da supervisão pedagógica nas práticas de ensino dos futuros professores. 127-127. 2019
- Iniciação à prática profissional em contextos não-formais. 132-132. 2019
- Perceções dos futuros professores sobre tendências metodológicas: entre o real e o ideal. 12-12. 2019
- Práticas de educação não-escolar: perceções dos estudantes sobre as atividades de iniciação à prática profissional. 18-18. 2019
- Competências cooperativas: uma dimensão promotora de aprendizagens sociais. 174-174. 2018
- Educação para o desenvolvimento na formação de professores: a perceção dos estudantes. 238-238. 2018
- Participação dos/as estudantes na avaliação do curso de licenciatura em educação básica. 249-257. 2018
- "Exploring the use of Azorian native plants and rock material for sustainable wastewater treatment through constructed wetland systems" 2017
- A supervisão como dispositivo de desenvolvimento profissional e transformação de práticas. 115-116. 2017
- Educação para o Desenvolvimento na ESEB 2017
- Envolvimento e participação na cidadania global: reflexos da formação. 232-250. 2017
- Inovação e tecnologias: a visão de estudantes em formação. 1371-1384. 2017
- Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento 2017
- Perceções dos alunos sobre literacia digital na licenciatura em educação básica. 17-17. 2017
- A importância da metodologia de trabalho de projeto na aprendizagem das crianças. 237-245. 2016
- As crianças em (inter)relação: um estudo sobre três dimensões pedagógicas. 140-140. 2016
- As leituras das crianças no processo de interação criança/sujeito-mundo. 287-294. 2016
- Educadores de infância cooperantes: perceções sobre o processo de supervisão. 163-163. 2016
- Educação para o desenvolvimento e cidadania: um estudo no ensino superior. 195-195. 2016
- Ensaio Piloto de Zonas Húmidas Construidas para Tratamento Complementar de Efluentes Domésticos 2016
- Formação em contexto, melhoria da escola e desenvolvimento do trabalho docente. 179-179. 2016
- John Dewey 2016
- Palavras que viajam com a cidadania: materiais pedagógicos de apoio a ações de educação para o desenvolvimento 2016
- Representações dos alunos sobre o curso de licenciatura em educação básica. 220-228. 2016
- Supervisão, transformação e desenvolvimento profissional: a voz dos formandos. 187-187. 2016
- Educação para a Cidadania no Ensino Superior: da (trans)formação à ação. 346-352. 2015
- O papel da supervisão no desenvolvimento de práticas contextualizadas na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: relato de experiências da Prática de Ensino Supervisionada. 709-717. 2015
- O papel da supervisão no desenvolvimento de práticas contextualizadas na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: relatos de experiências da Prática de Ensino Supervisionada. 162-162. 2015
- Perceções de educadores cooperantes sobre o processo supervisivo. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 465-466. 2015
- Perceções dos futuros professores sobre a dimensão pedagógica do espaço no 1.º Ciclo do Ensino Básico 2015
- Práticas contextualizadas em educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: Análise de um percurso formativo. 126-126. 2015
- Ver, ouvir e saber: o lugar da competência nos modelos de formação inicial de professores 2015
- Visão dos futuros professores sobre o(s) modelo(s) de supervisão: entre a teoria e a aplicação. 132-132. 2015
- Organização do espaço: prisão da sala versus liberdade do saber. 167-167. 2014
- Formação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentes 2013
- Professores em formação: docência integrada e trabalho colaborativo. 1366-1383. 2013
- Programas de formação contínua em Portugal: contributo(s) para a formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico. 2386-2400. 2013
- Formação de professores e trabalho docente: estudo de um caso de formação. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 739-750. 2011
- Transmissive teaching in primary school education: a case study of an in service program. 1-13. 2011
- Teaching and integration in basic education in Portugal. 556-565. 2010
- Acção educativa: um projecto integrador em contexto. 1-14. 2009
- Docência integrada na educação básica e formação em contexto. 1-11. 2009
- O ponto é começo¿ o ponto é vida 2009
- O ponto é começo… o ponto é vida. 1-467. 2009
- O ponto é começo… o ponto é vida: uma experiência de ensino integrado 2009
- A Matemática que ajuda a "ser um cientista mais esperto do que o Einstein" 2008
- A Matemática que ajuda a “ser um cientista mais esperto do que o Einstein” 2008
- A arte na construção de pequenos grandes observadores 2008
- Arte & Matemática: “há linhas que são monstros…” 2008
- Das histórias às palavras, à estética e às artes 2008
- Experiência pedagógica partilhada para a promoção de pedagogias inovadoras em educação ambiental paisagem protegida da Albufeira do Azibo: uma plataforma de trabalho 2008
- Experiência pedagógica partilhada para a promoção de pedagogias inovadoras em educação ambiental. Paisagem protegida da Albufeira do Azibo - uma plataforma de trabalho. 1-11. 2008
- Experiência pedagógica partilhada para a promoção de pedagogias inovadoras em educação ambiental. Paisagem protegida da Albufeira do Azibo: uma plataforma de trabalho. Experiência pedagógica partilhada para a promoção de pedagogias inovadoras em educação ambiental: paisagem protegida da Albufeira do Azibo: uma plataforma de trabalho de pedagogias inovadoras em educação ambiental. 2008
- Metodologias de apoio ao raciocínio matemático 2008
- O Cuquedo? E quem é o Cuquedo?: perguntou o Cuquedo. 468-474. 2008
- Representações sobre a profissão docente e das competências para a docência. 1-12. 2008
- Só sei escrever aquilo que nasce de mim: crio um livrinho… cresço um bocadinho: uma experiência de aprendizagem da linguagem escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico. 123-137. 2008
- Visita à paisagem protegida da Albufeira do Azibo. 41-48. 2008
- “Só sei escrever aquilo que nasce de mim: crio um livrinho… cresço um bocadinho”: Uma experiência de aprendizagem da linguagem escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico 2008
- A arte e a escrita: “um salto para a água fria”: Uma experiência de aprendizagem integrada através de diferentes linguagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico 2007
- Práticas de leitura no 1.º ciclo do ensino básico 2007
- Um mundo branquinho. 365-366. 2003
-
document
- Influência(s) da pandemia na formação inicial de professores: O caso dos estágios pedagógicos. 81-82. 2021
- Políticas educativas e capacitação docente: a voz de futuros professores. 219-220. 2021
- Qualidade do ensino na licenciatura em educação básica: Perspetivas dos/as estudantes. 135-135. 2020
- Competências docentes em construção: Teoria e prática. 293-294. 2020
- Desenvolvimento de competências na formação inicial: teoria versus prática. 213-213. 2020
- Supervisão pedagógica: Contributos para a formação inicial de professores. 73-75. 2020
- A (in)visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores. 160-161. 2019
- A educação não formal: contributo do(s) olhar(es) das crianças. 111-112. 2019
- Influência(s) da supervisão pedagógica nas práticas de ensino dos futuros professores 2019
- A centralidade [ou não] da criança no processo ensino-aprendizagem: Análise da reflexão dos futuros professores sobre a sua própria prática. 17-17. 2019
- A investigação presente nos relatórios finais de Prática de Ensino Supervisionada. 38-38. 2019
- Blogue da turma: Um espaço de leitura, partilha e (co)aprendizagem. 31-31. 2019
- Perceções dos futuros professores sobre tendências metodológicas: Entre o real e o ideal. 12-12. 2019
- Práticas de educação não-escolar: Perceções dos estudantes sobre as atividades de iniciação à prática profissional. 18-19. 2019
- Atividades educativas não formais: Experiências e representações de crianças e professores. 138-138. 2019
- Dimensão investigativa nos relatórios ¿nais de estágio: Cruzando resultados. 208-208. 2019
- A (in) visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores 2019
- A avaliação na formação inicial de professores: Perceções e práticas. 158-158. 2019
- Ambiente(s) de ensino e aprendizagem: a perceção dos futuros professores. 64-64. 2019
- Ambivalências de discursos: Uma análise simbólica ao conto “História da Baleia” de António Sérgio. 18-19. 2019
- Helen Parkhurst: pensadores ao longo da história 2019
- Iniciação à prática profissional em contextos não-formais. 132-132. 2019
- Prática supervisionada e construção do conhecimento profissional 2019
- Competências cooperativas: uma dimensão promotora de aprendizagens sociais 2018
- Educação para o desenvolvimento na formação de professores: a perceção dos estudantes 2018
- Morpheus 2018
- Educação para o Desenvolvimento na ESEB 2017
- Educação para o desenvolvimento e cidadania: um estudo no ensino superior 2016
- Individualismo e colaboração dos professores em situação de formação 2012
-
journal article
- LEARNING AND OCCUPATION OF CHILDREN'S LEISURE TIME: CRISSCROSSING SCHOOL AND NON-SCHOOL EDUCATION. Edulearn Proceedings. 9249-9249. 2022
- Formação e competências profissionais para a docência na educação básica. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). 75-91. 2022
- Formação inicial de professores, supervisão e desenvolvimento profissional: perceções de futuros professores / Initial teacher education, supervision and professional development: perceptions of future teachers. Brazilian Journal of Development. 74708-74729. 2021
- Educación inclusiva y formación de profesores: ¿Qué dicen los estudiantes?. Revista Internacional de Formação de Professores. 1-27. 2021
- A relação pedagógica a partir do olhar de futuros professores: implicações do(s) ambiente(s) de ensino e aprendizagem. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. 14-35. 2020
- Contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. 301-321. 2020
- Relatórios de prática de ensino supervisionada: opções investigativas dos futuros professores. Investigar em Educação. 135-149. 2019
- Iniciação à prática profissional e formação do professor reflexivo. Revista de Estudos Curriculares. 51-68. 2017
- Observação de aulas e autorretrato da prática profissional. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 20-24. 2017
- Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento. EduSer. 77-91. 2017
- Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores. Revista Internacional de Formação de Professores. 106-133. 2016
- Palavras que viajam com a cidadania: promoção da educação para o desenvolvimento. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 022-26. 2015
- Perceptions of cooperating educators on the supervisory process. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 183-187. 2015
- Formação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentes. 329-340. 2014
- Formação de professores em Portugal, culturas de colaboração e gestão integrada do currículo. Revista Educere et Educare. 4-19. 2012
- Supervisão da prática pedagógica e colegialidade docente: a perspetiva dos candidatos a professores. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. 59-77. 2012
- Formação inicial, profissão docente e competências para a docência: a visão dos futuros professores. EduSer. 3-19. 2010
- O ponto é começo… o ponto é vida: uma experiência de ensino integrado. Enseñanza de las Ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas. 447-453. 2009
- Monotipia artística: Experiências de impressão (técnicas aditivas e subtractivas). 28-35. 2002
-
report
-
thesis