As leituras das crianças no processo de interação criança/sujeito-mundo Conference Paper uri icon

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  • A presente comunicação incide sobre a nossa ação educativa desenvolvida em dois níveis de ensino (Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico) no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada integrada no Plano de Estudos do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nos dois contextos a prática foi desenvolvida no sentido de responder aos interesses e necessidades das crianças sendo que as atividades propostas visaram uma aprendizagem realizada através da pesquisa, reflexão e descoberta, proporcionando às crianças momentos de aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. No decorrer da prática, as atividades que desenvolvemos foram pensadas no sentido de darmos resposta(s) a duas questões-problema: Que importância dar ao processo de interação da criança/sujeito-mundo atendendo ao seu próprio desenvolvimento? Que leituras a criança realiza sobre o que a rodeia e de que forma o educador/professor a envolve nesses processos? Considerando estas interrogações estabelecemos como objetivos: (i) Perceber o papel da família no processo da emergência/desenvolvimento da leitura; (ii) Compreender a relação que a criança estabelece com os outros; (iii) Atender aos processos de desenvolvimento da criança que levam às leituras do mundo; e, (iv) Perceber a capacidade que as crianças têm em adaptar a sua imaginação às limitações da realidade objetiva de forma a torná-la mais compatível com as suas necessidades e desejos. O estudo enquadra-se numa abordagem mista (qualitativa/quantitativa). Na recolha dos dados foi necessário selecionarmos um conjunto de técnicas e de instrumentos. Para tal, recorremos à observação naturalista, aos registos fotográfico e de áudio, às produções das crianças, a um inventário de interesses e ainda a um inquérito por questionário aos pais. Durante as atividades de leitura que proporcionamos, cada criança foi respeitada, ouvida e dada a possibilidade de tomar decisões autonomamente. Os resultados evidenciam a importância da realização de um trabalho desta natureza, sobretudo quando se atende ao envolvimento das leituras do mundo integradas nas diferentes áreas de conteúdo/curriculares, uma vez que permitem, para além de uma aprendizagem significativa, o desenvolvimento da imaginação simbólica das crianças.
  • O presente artigo incide sobre a ação educativa desenvolvida em dois níveis de ensino (Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico) no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada integrada no Plano de Estudos do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nos dois contextos a prática foi desenvolvida no sentido de responder aos interesses e necessidades das crianças sendo que as atividades propostas visaram uma aprendizagem realizada através da pesquisa, reflexão e descoberta, proporcionando às crianças momentos de aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. No decorrer da prática, as atividades que desenvolvemos foram pensadas no sentido de darmos resposta(s) a duas questões-problema: Que importância dar ao processo de interação da criança/sujeito/mundo atendendo ao seu próprio desenvolvimento? Que leituras a criança realiza sobre o que a rodeia e de que forma o educador/professor a envolve nesses processos? Considerando estas interrogações estabelecemos como objetivos: (i) perceber o papel da família no processo da emergência/desenvolvimento da leitura; (ii) compreender a relação que a criança estabelece com os outros; (iii) atender aos processos de desenvolvimento da criança que levam às leituras do mundo; e (iv) perceber a capacidade que as crianças têm em adaptar a sua imaginação às limitações da realidade objetiva de forma a torná-la mais compatível com as suas necessidades e desejos. O estudo enquadra-se numa abordagem mista (qualitativa/quantitativa). Na recolha dos dados foi necessário selecionarmos um conjunto de técnicas e de instrumentos. Para tal, recorremos à observação naturalista, aos registos fotográfico e de áudio, às produções das crianças, a um inventário de interesses e ainda a um inquérito por questionário aos pais. Durante as atividades de leitura que proporcionamos, cada criança foi respeitada, ouvida e dada a possibilidade de tomar decisões autonomamente. Os resultados evidenciam a importância da realização de um trabalho desta natureza, sobretudo quando se atende ao envolvimento das leituras do mundo integradas nas diferentes áreas de conteúdo/curriculares, uma vez que permitem, para além de uma aprendizagem significativa, o desenvolvimento da imaginação simbólica das crianças.

publication date

  • January 1, 2016