A supervisão como dispositivo de desenvolvimento profissional e transformação de práticas
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Sustenta-se que o exercício da profissão de professor requer um conhecimento
multidimensional do saber, autorizando o emergir de uma plurivocidade de práticas que
permitam legitimar e sustentar o desempenho profissional dos seus -atares,
(trans)(in)formando-os. Faz então sentido, na formação inicial de professores, falar de
supervisão pedagógica como a necessidade de obter respostas pela necessidade de
levantar questões. A nossa preocupação para este estudo sustenta-se na seguinte
questão de partida: em que medida os modelos de supervisão adotados pelos/as supervisores/as influenciam as práticas reais de ensino, em estágio, na perspetiva dos
professores em formação inicial? As análises, descritiva e de conteúdo, sustentaram a
interpretação dos dados empíricos, recolhidos através de inquérito por questionário
enviado para 13 instituições de ensino superior politécnicas públicas e entrevistas semiestruturadas a 6 formandos/as (futuros/as professores/as). Os resultados do estudo
revelam as diversas formas de conceber o papel do supervisor e compreender como é que o trabalho de supervisão foi (ou não) mobilizado como dispositivo de construção de
conhecimento profissional. Somos, no entanto, conscientes que, nas ciências humanas e sociais, dada a subjetividade dos fenómenos em análise, que os critérios de eficácia
profissional, bem como os seus fatores são difíceis de definir e, sobretudo, de medir.
Sustenta-se que o exercício da profissão de professor requer um conhecimento multidimensional do saber, autorizando o emergir de uma plurivocidade de práticas que permitam legitimar e sustentar o desempenho profissional dos seus atores, (trans)(in)formando-os. Faz então sentido, na formação inicial de professores, falar de supervisão pedagógica como a necessidade de obter respostas pela necessidade de levantar questões. A nossa preocupação para este estudo sustenta-se na seguinte questão de partida: em que medida os modelos de supervisão adotados pelos/as supervisores/as influenciam as práticas reais de ensino, em estágio, na perspetiva dos professores em formação inicial? As análises, descritiva e de conteúdo, sustentaram a interpretação dos dados empíricos, recolhidos através de inquérito por questionário enviado para 13 instituições de ensino superior politécnicas públicas e entrevistas semi-estruturadas a 6 formandos/as (futuros/as professores/as). Os resultados do estudo revelam as diversas formas de conceber o papel do supervisor e compreender como é que o trabalho de supervisão foi (ou não) mobilizado como dispositivo de construção de conhecimento profissional. Somos, no entanto, conscientes que, nas ciências humanas e sociais, dada a subjetividade dos fenómenos em análise, que os critérios de eficácia profissional, bem como os seus fatores são difíceis de definir e, sobretudo, de medir.