Inovação e tecnologias: a visão de estudantes em formação
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Estarão os estudantes em formação inicial recetivos à inovação
pedagógica e tecnológica? Que perspetivas têm para o futuro da educação? Neste
artigo apresentamos os resultados de uma investigação efetivada com estudantes
do 1.º, 2.º e 3.º anos do curso de Licenciatura em Educação Básica, de uma Escola
Superior de Educação no ano letivo 2016/2017, sobre o tema literacia digital. Os
dados para a análise foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por
questionário. Esta investigação visa conhecer as perceções dos estudantes em
formação sobre inovação pedagógica, tecnologias e o futuro da educação. Os dados
analisados levaram-nos a concluir que as perspetivas atuais dos inquiridos sobre a
inovação e o uso de tecnologias digitais na educação dependem das suas
experiências e convicções pessoais. A nossa pretensão é promover a reflexão no
sentido de percebermos em que medida as perspetivas atuais dos estudantes em
formação poderão, de alguma forma, influenciar futuras práticas pedagógicas, no
que concerne às TIC e à promoção da inovação em contexto educativo.
Estarão os estudantes em formação inicial recetivos à inovação pedagógica e
tecnológica? Que perspetivas têm para o futuro da educação? Neste artigo
apresentamos os resultados de uma investigação efetivada com estudantes do 1.º,
2.º e 3.º anos do curso de Licenciatura em Educação Básica, de uma Escola Superior
de Educação no ano letivo 2016/2017, sobre o tema literacia digital. Os dados para a
análise foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. Esta
investigação visa conhecer as perceções dos estudantes em formação sobre
inovação pedagógica, tecnologias e o futuro da educação. Os dados analisados
levaram-nos a concluir que as perspetivas atuais dos inquiridos sobre a inovação e o
uso de tecnologias digitais na educação dependem das suas experiências e
convicções pessoais. A nossa pretensão é promover a reflexão no sentido de
percebermos em que medida as perspetivas atuais dos estudantes em formação
poderão, de alguma forma, influenciar futuras práticas pedagógicas, no que
concerne às TIC e à promoção da inovação em contexto educativo.