Formação inicial de professores, supervisão e desenvolvimento profissional: perceções de futuros professores / Initial teacher education, supervision and professional development: perceptions of future teachers
O estudo subjacente neste artigo sustenta-se na seguinte questão de partida: Em que
medida os modelos de supervisão adotados pelos supervisores influenciam a avaliação
das práticas reais de ensino, na perspetiva de futuros professores? O inquérito por
questionário aplicado aos participantes neste estudo constituiu-se como um instrumento
que nos possibilitou medir uma realidade mais objetiva do papel do supervisor percebida
pelos formandos envolvidos no seu processo de formação inicial, no caso concreto, nos
mestrados profissionalizantes para o ensino em vigor em Portugal, nas instituições de
ensino superior público politécnico, nos anos letivos de 2014/2015 e 2015/2016. Sabemos
que estamos perante uma realidade subjetiva, uma vez que se tratou de analisar as
perceções sobre os comportamentos do supervisor, ator este que detém o papel de
avaliador.
The study underlying this article is based on the following starting point: To what extent do the supervisory models adopted by supervisors influence the evaluation of real teaching practices, from the perspective of future teachers? The questionnaire survey applied to the participants in this study was an instrument that enabled us to measure a more objective reality of the supervisor's role perceived by the trainees involved in their initial training process, in the specific case, in professional master's degrees for teaching in force in Portugal, in public polytechnic higher education institutions, in the academic years 2014/2015 and 2015/2016. We know that we are facing a subjective reality, since it was a question of analyzing the perceptions about the behaviors of the supervisor, an actor who has the role of evaluator