A presente investigação tem como tema Representações sobre a profissão docente e das
competências para a docência. Sendo a formação inicial um momento onde se estruturam
algumas das competências profissionais para o exercício da profissão, a problemática em
análise insere-se neste contexto. Com este estudo procurámos conhecer as representações
que vinte alunos/futuros professores têm sobre a profissão docente, sobre as competências
necessárias ao exercício profissional e identificar os contributos da formação inicial,
percebidos pelos sujeitos, na construção de competências profissionais. Realizámos uma
investigação qualitativa, utilizando a técnica da entrevista para a recolha dos dados. Estes
foram submetidos à análise de conteúdo e permitiram-nos concluir que os alunos/futuros
professores inquiridos caracterizam a profissão docente tendo por base um saber específico
e multidimensional que sustenta a acção do professor, alicerçada na prática relacional com
os alunos, as famílias, os colegas e a comunidade em geral, exigindo do professor
qualidades múltiplas no exercício da sua acção. Salientam os contributos da formação
recebida para a construção de competências profissionais, emergindo a prática pedagógica
como um momento privilegiado. No entanto, consideram existir algumas fragilidades,
genericamente resumidas, num desfasamento entre a formação recebida e a sua realidade
profissional; na estrutura curricular do curso e na articulação entre teoria e prática.
Relevam também como competências necessárias ao exercício profissional: administrar a
própria formação; enfrentar os deveres e problemas éticos da profissão; conceber
dispositivos de diferenciação; administrar as aprendizagens; envolver os alunos no
ensino/aprendizagem; e organizar situações de aprendizagem.