Ambiente(s) de ensino e aprendizagem: a perceção dos futuros professores Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A organização do ambiente de aprendizagem expressa claramente as intenções do professor que, recorrendo à planificação, concebe e desenvolve o currículo e circunscreve as atividades, com o objetivo de facilitar a construção de novas aprendizagens. O ambiente envolve amplas dimensões (temporal, espacial, relacional, recursos e estratégias) que, no seu conjunto, poderão contribuir para tornar o espaço educativo mais apelativo e facilitador de motivação e participação. O estudo apresentado desenvolveu-se com oito estudantes do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), estagiários em escolas do 1.º CEB, tendo como principais objetivos perceber a importância que os futuros professores atribuem ao ambiente de aprendizagem e a influência que o mesmo poderá ter na construção de conhecimento por parte das crianças. A recolha de informação assentou na técnica do inquérito, através da aplicação de um questionário com questões abertas. O estudo seguiu o paradigma de investigação qualitativa e da análise de conteúdo dos dados. Salienta-se que os futuros professores valorizaram ambientes de aprendizagem inovadores e significativos, embora os discursos apontem para práticas em que há pouco espaço para (re)organizar o ambiente, muitas vezes por razões que são alheias aos próprios estudantes.
  • O ambiente de aprendizagem expressa claramente as intenções do professor que, recorrendo à planificação, concebe e desenvolve o currículo e circunscreve as atividades, com o objetivo de facilitar às crianças a construção de novas aprendizagens. O ambiente envolve amplas dimensões (temporal, espacial, relacional, recursos e estratégias) que, no seu conjunto, poderão contribuir para tornar o espaço educativo mais apelativo e facilitador de motivação e participação. O estudo apresentado desenvolveu-se com oito estudantes, do 2.º ano do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), de uma Escola Superior de Educação do nordeste de Portugal. Teve como principal objetivo perceber a importância que os estudantes (futuros professores) atribuem ao ambiente de aprendizagem e a influência que o mesmo poderá ter, quer na fomentação disciplinar quer na construção de uma relação pedagógica positiva participante e cúmplice. A recolha de informação assentou na técnica do inquérito, através da aplicação de um questionário com questões abertas. O estudo seguiu o paradigma de investigação qualitativa e da análise de conteúdo dos dados. Salienta-se que estes estudantes (futuros professores) valorizam ambientes de aprendizagem inovadores e significativos, procurando estimular comportamentos positivos através de uma boa gestão da relação pedagógica.

autores

  • Pereira, Ana
  • Mesquita, E.

data de publicação

  • janeiro 1, 2019