Dimensão investigativa nos relatórios finais de estágio: cruzando resultados
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Neste artigo pretendemos dar continuidade ao estudo incidente na dimensão investigativa materializada nos relatórios finais de estágio (RFE) concluídos entre 2014 e 2017, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito dos mestrados de Educação Pré-Escolar, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. De uma primeira análise e interpretação realizadas, tendo por base as categorias criadas: temática de investigação que foi enfatizada, o tipo de investigação realizada, os participantes, os instrumentos de recolha de dados, a análise efetuada e as conclusões, emergiram os seguintes indicadores: (1) a dimensão investigativa está centrada no desenvolvimento das práticas e na compreensão/melhoria dos processos de ensino e aprendizagem; (2) a matriz e as opções metodológicas assentam em estudos de caráter qualitativo; (3) os participantes estão, maioritariamente, circunscritos aos alunos das turmas em que são realizados os estágios; (4) as conclusões estão centradas no valor educativo dos projetos de investigação, nomeadamente, no impacto das intervenções na promoção e melhoria do desempenho e aprendizagem dos alunos. Concretamente, na sequência deste último indicador, nesta comunicação pretendemos fazer o aprofundamento e cruzamento dos resultados, como seja, a análise das conclusões dos RFE e a sua interseção com a temática de investigação enfatizada: nas conclusões, as questões de investigação são merecedoras de respostas fundamentadas? São fundamentadas nas práticas/atividades de sala de aula ou na literatura de referência ou em ambas? O processo investigativo, tal como na primeira fase, segue uma abordagem qualitativa através de consecutivos processos de categorização e cruzamento do corpus de dados. Assim, no que concerne ao tratamento, análise e interpretação dos dados, serão utilizadas técnicas de análise de conteúdo, com recurso ao software MAXQDA. Muito embora as limitações inevitáveis da passagem da análise à síntese, destacamos dois aspetos que se complementam e intersetam: (i) o valor educativo dos projetos na promoção da melhoria do desempenho e aprendizagem, e (ii) o princípio da transformabilidade colocado na investigação enquanto meio de compreensão e transformação da experiência educativa. Este trabalho é revelador da existência de uma cultura de investigação educacional em constante (re)harmonização, da qual surgem muitas questões por e para conhecer.