selected publications
-
academic article
- Activity Proposals to Improve Children’s Climate Literacy and Environmental Literacy. Education Sciences. 2024
- Educação para as Alterações Climáticas: uma revisão bibliométrica na Web of Science. Revista Brasileira de Educação Ambiental. 2024
- Promoção da literacia climática-contributos da educação ambiental. EduSer. 2023
- A Educação Ambiental como promotora do enriquecimento da literacia climática. EduSer. 14. 2022
- A INTERVENÇÃO DAS ONG NAS ZONAS RURAIS DA GUINÉ-BISSAU. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade. 2022
- LITERATURA PARA A INFÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade. 2022
- Alimentação Sustentável. AdolesCiência. 7:8-15. 2020
- Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. 2019
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão 2019
- Relatórios de prática de ensino supervisionada: opções investigativas dos futuros professores 2019
- A educação em ciências em contexto bilingue e móvel. 3º International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies (INNODOCT 2015). 1-10. 2015
- Brochura "despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6": perceção de um grupo de educadoras 2015
- Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção de conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade 2012
- Pre-school science education in Portugal: teacher education and innovative practices 2011
- ¿O ponto é começo¿ o ponto é vida¿: uma experiência de ensino integrado 2009
- “O ponto é começo… o ponto é vida”: uma experiência de ensino integrado 2009
-
book
- Importância da inclusão de atividades práticas para o enriquecimento da literacia climática 2023
- Education during COVID-19 pandemic: from disruption to recovery 2022
- Multilingual Glossary. Migrations, Gender and Inclusion 2022
- 7.º Encontro de educação ambiental: livro de resumos 2015
- 7º Encontro de Educação Ambiental: divulgação de práticas e partilha de experiências: livro de atas 2015
- A voz dos futuros educadores e professores sobre a sua formação 2015
- Caraterísticas do ensino/aprendizagem da Biologia no ensino secundário das cidades de Bragança-Portugal e Jaguaribe-Brasil 2015
- Perfil profissional dos professores e processo de ensino/aprendizagem de Biologia nas escolas do ensino secundário de Bragança 2014
- Promoção da educação ambiental através de jogos didáticos 2014
- Reflexão sobre a formação dos alunos da Licenciatura em Educação Básica e o impacte nas suas práticas 2014
- Will it dissolve in water? 2014
- A educação não-escolar no quotidiano das crianças: o contributo da atividade lúdica 2013
- Olhar dos alunos sobre a sua formação em Educação Básica: o caso da formação em ciências 2013
- Percepção de duas professoras sobre as suas práticas em Educação Ambiental. Ed. I. 2013
- A voz das educadoras sobre a Educação Ambiental no jardim de infância: um Estudo de Caso 2012
- Educação em ciências no pré-escolar: formação continuada de educadores 2012
- Portuguese Kindergarten Teacher’s conceptions about STS: a case study 2012
- Uma história das crianças e das instituições de educação de infância numa região do interior norte de Portugal. Ed. 1. 2012
- Concepção de trabalho experimental de educadores de infância e as suas práticas didático-pedagógicas 2011
- Diverse notions on STS: a case-study with six kindergarten teachers in Portugal 2010
- Formação inicial e continuada dos Educadores de Infância do distrito de Bragança: percepção sobre as suas práticas didáctico-pedagógicas em ciências 2009
- Trabalho experimental de ciências em contexto de jardim-de-infância: desenvolvimento de um programa de formação 2009
- Actividades experimentais no Jardim-de-Infância: projecto aprender e gostar de aprender ciências 2008
- Formação continuada de educadores de infância: contributos para a implementação do trabalho experimental de ciências com crianças em idade pré-escolar 2008
- Aprender a gostar de aprender ciências 2007
- Sara e David nas terras dos rios 2007
-
chapter
- Aprender ciência(s) a partir da leitura inclusiva: um estudo com alunos da turma piloto de cegos e amblíopes de São Tomé e Príncipe 2023
- Aprender ciências numa perspectiva CTSA: O exemplo da extracção de ADN da banana-maçã. 2023
- Teacher competence, assessment and instruments. 87-96. 2022
- Perceções dos alunos acerca das questões ambientais: análise de uma experiência didático-pedagógica. 157-162. 2021
- A investigação presente nos relatórios finais de Prática de Ensino Supervisionada. 405-410. 2020
- Conceção de ciência e de tecnologia dos alunos da licenciatura em Educação Básica: o caso da ESE de Bragança. 641-646. 2019
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão. 93-128. 2019
- GAMIFICAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR. 1-126. 2019
- Holistic Learning Evidences in the Supervised Teaching Practice Reports. 12-22. 2019
- Reflexões sobre a educação em ciências em educação pré-escolar. 647-652. 2019
- Science education in the early years: guidelines and perspectives. 185-195. 2018
- Avaliação da aprendizagem: análise dos testes de Ciências Naturais. 225-229. 2017
- Bruner¿s conceptual contribution to the experiential based learning 2016
- Case study n.º 9 on experiential education in kindergarden: Germinating Seeds. 150-155. 2016
- Case study nº. 9 on experiential education in kindergarden: Germinating Seeds 2016
- Impacte de um programa de formação de ciências nas práticas didático-pedagógicas de uma educadora de infância. 57-61. 2012
-
conference paper
- Importância da inclusão de atividades práticas para o enriquecimento da literacia climática. 236-245. 2024
- ANTHROPOCENE AND HAPPINESS: A REFLECTION IN THE LIGHT OF COMPLEXITY. 1-1. 2023
- CONTINUING TRAINING AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS AT HIGHER EDUCATION SCHOOLS IN GUINEA-BISSAU: EXPECTATIONS AND TRAINING EVALUATION 2023
- TEACHER COMPETENCE, ASSESSMENT AND INSTRUMENTS 2023
- As alterações Climáticas vistas pelas crianças, contributo para o desenvolvimento de atividades de enriquecimento da literária climática 2023
- Recurso a focus group para Identificar perceções sobre alterações climáticas. 264-273. 2022
- CONTRIBUTIONS OF CLIMATE CHANGE RESEARCH TO THE IMPLEMENTATION OF THE 2030 AGENDA. Edulearn Proceedings. 1-1. 2022
- MATHEMATICS TEACHING AND LEARNING PROCESS: THE EFFECT OF PROBLEM-BASED LEARNING. Edulearn Proceedings. 1-1. 2022
- MIGRATION PROJECTS FOR HIGHER EDUCATION: A PERSPECTIVE FROM WOMEN'S VOICES. Edulearn Proceedings. 1-1. 2022
- Escolas transformadoras: uma oportunidade de integração institucional da educação para o desenvolvimento. VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 658-669. 2022
- A avaliação no estágio pedagógico: contributo para a formação integral do aluno. 547-554. 2022
- A voz dos professores e alunos da Escola Viriato Corrêa sobre um Projeto de Educação Ambiental. 40-40. 2022
- Conceções dos educadores sobre a emergência da sustentabilidade desde a infância 2022
- FOOD SUSTAINABLE EDUCATION: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW. 1-1. 2022
- OleaChain: uma oportunidade de educação para a sustentabilidade e a inovação pedagógica. 55-55. 2022
- Perceptions of climate change: the voice of children in north-eastern Portugal 2022
- Projeto Escolas Transformadoras: integração da avaliação externa. 175-175. 2022
- Projeto VIW: conceção de um módulo de formação sobre migrações e género. 211-211. 2022
- Trabalho colaborativo: uma experiência desenvolvida no estágio pedagógico da formação de professores. 202-210. 2022
- Alimentação sustentável: um estudo sobre as perceções de estudantes brasileiros e portugueses. 25-26. 2021
- De um grão de café à plantação de um cafezal: experiência interdisciplinar. 15-16. 2021
- Formação contínua de professores: um exemplo em São Tomé e Príncipe. 113-114. 2021
- Horta Pedagógica: um recurso promotor da articulação de saberes. 194-202. 2021
- Perspective a continuing education program with and for supervisors. 151-160. 2021
- Vamos contribuir para a construção da cidadania na aula de Matemática, colaborativamente!. 91-92. 2021
- Voices of Imigrante Women: trajetória para um ensino superior mais inclusivo. 103-104. 2021
- Abordagem das questões ambientais no processo de ensino-aprendizagem: perceção dos professores. 195-195. 2020
- As questões ambientais no processo de ensino-aprendizagem. 160-160. 2020
- Atividades de educação ambiental desenvolvidas na Guiné-Bissau: perceção das comunidades. 220-233. 2020
- Conceções dos docentes sobre currículo, planeamento e avaliação. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 227-227. 2020
- Educação ambiental numa Escola Ciência Viva 2020
- Modelação 2D na disciplina de ciências naturais: construção de cadeias tróficas. 1149-1157. 2020
- O processo de avaliação na construção da cidadania: um projeto em matemática. 119-119. 2020
- O trabalho colaborativo nas práticas didático-pedagógicas: o que pensam os professores. 126-126. 2020
- Operacionalização de um programa de formação contínua para supervisores de estágios pedagógicos. 230-230. 2020
- Opinião dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre as questões ambientais no processo de ensino-aprendizagem. 117-126. 2020
- Questões ambientais no processo de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico. 9th International Conference on Innovation, Documentation and Education. 943-952. 2020
- Síntese e balanço do 1.º dia de seminário. 35-38. 2020
- EGID3: Perceções sobre Geometria e o seu ensino. 122-122. 2019
- A investigação presente nos relatórios finais de Prática de Ensino Supervisionada. 633. 2019
- A multinational investigation of quality of day care centers. 472-481. 2019
- Conceção de um programa de formação em supervisão: princípios e fundamentos 2019
- Corpus: possibilidade metodológica para o ensino da variação linguística na aula de PLNM. 1027-1035. 2019
- Dimensão investigativa nos relatórios finais de estágio: cruzando resultados. 1043-1054. 2019
- Dimensão investigativa nos relatórios finais de estágio: cruzando resultados. 208-208. 2019
- Educação em ciências de cariz experimental em contexto de jardim de infância. 120-120. 2019
- Educação: Pensadores ao Longo da História: Rachel Carson 2019
- Formação contínua em supervisão: perceções de supervisores do ISEC-USTP. 228-228. 2019
- Horta pedagógica: um recurso promotor da articulação de saberes. 17-17. 2019
- Perspetivando um programa de formação continua com e para supervisores. 22-22. 2019
- Studies on quality in childhood education: a systematic review of the literature 2019
- Supervisão pedagógica na universidade pedagógica de Moçambique: averiguando perceções. 191-191. 2019
- Supervisão pedagógica no ensino secundário moçambicano: análise da praxis e finalidades. 240-240. 2019
- Saber, antes de comer: o contributo da alimentação sustentável para a consciência ecológica. 138-146. 2018
- Mestrado em Educação Ambiental em STP: uma análise reflexiva. 179-186. 2018
- Advertising as a determinant of families and children¿s food choices. 4495-4501. 2018
- Conceções dos alunos do 1.º ano da LEB sobre as inter-relações ciência-tecnologia-sociedade. 142-150. 2018
- Do casco à sustentabilidade: uma cooperativa de mulheres e muitas vidas mudadas. 407-407. 2018
- Educação ambiental na Reserva da Biosfera do Príncipe: perceção da unidade de gestão. 105-105. 2018
- Formação continuada para a mudança de práticas didático-pedagógicas de educadoras. 137-137. 2018
- Formação contínua de professores em São Tomé e Príncipe: o papel da supervisão. 158-168. 2018
- Importância das zonas húmidas: projeto de educação ambiental nos pauis da Praia da Vitória. 409-409. 2018
- Mestrado em Educação Ambiental em São Tomé e Príncipe: uma análise reflexiva. 179-186. 2018
- A formação e o perfil dos professores de Biologia na cidade de Jaguaribe (Ceará, Brasil) e professores de Biologia e Geologia na cidade de Bragança (Portugal). 411-418. 2017
- Atitudes dos jovens santomenses face às alterações climáticas. 245-257. 2017
- As ciências naturais na Licenciatura em Educação Básica: implicações do percurso formativo na prática educativa. 109-109. 2016
- As narrativas de aprendizagem nos relatórios finais da PES. 155-155. 2016
- Atividades didáticas de arqueologia promotoras de educação ambiental. 621-630. 2016
- Avaliação da aprendizagem: análise de atividades formativas de professores de ciências naturais de Bragança, Portugal e Colorado do Oeste, Brasil. 1-4. 2016
- Contextos e quotidianos das crianças: o tempo e o espaço do lúdico. 120-120. 2016
- Diversificação de estratégias: perceção dos professores cooperantes do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. 324-330. 2016
- Estratégias de ensino e aprendizagem diversificadas: percepções dos alunos e dos professores. 105-106. 2016
- Perceções dos alunos e professores sobre a utilização de estratégias de ensino e aprendizagem diversificadas. 158-158. 2016
- Utilização de estratégias de ensino e aprendizagem diversificadas: um estudo de caso no 1.º Ciclo do Ensino Básico. 609-619. 2016
- A Educação Ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico de São Tomé e Príncipe. 52-53. 2015
- A educação em ciências em contexto bilingue e móvel. 529-533. 2015
- A voz dos futuros educadores e professores sobre a sua formação. 125-125. 2015
- Atitudes dos jovens face às questões ambientais associadas às mudanças climáticas. 58-59. 2015
- Atividades de Educação Ambiental no Jardim de Infância. 82-83. 2015
- Atividades de ciências no Jardim de Infância: estudo sobre o desenvolvimento profissional dos educadores. 122-123. 2015
- Atividades para o Desenvolvimento Sustentável: o papel da Direção Geral do Ambiente em São Tomé e Príncipe. 78-79. 2015
- Caraterísticas do ensino/aprendizagem da Biologia no ensino secundário das cidades de Bragança-Portugal e Jaguaribe-Brasil. 287-289. 2015
- Desenvolvimento profissional dos educadores de infância: formação continuada em ciências. 479-482. 2015
- Estratégias didáticas para o ensino de Citologia no Ensino Básico. Actas IV Jornadas de Enseñanza e Investigación Educativa en el campo de las Ciencias Exactas y Naturales. 1-9. 2015
- Formação em ciências na Licenciatura em Educação Básica: o caso da ESE de Bragança. 409-412. 2015
- O papel das ONG na formação de mentalidades pró-ambientais em São Tomé e Príncipe. 66-67. 2015
- Parques Naturais de Montesinho e Douro Internacional: dois estudos sobre desenvolvimento do turismo sustentável e educação ambiental 2015
- Perceções dos alunos da licenciatura em Educação Básica sobre a sua formação. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 449-450. 2015
- Processo de Supervisão: Percepções dos professores cooperantes do 1º CEB. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 436-437. 2015
- Sciences education: mobile resources for holistic learners. 1-1. 2015
- Chemistry education: the relevance of innovative pedagogical practices in the early years. 9-12. 2014
- A educação ambiental no contexto pré-escolar: o caso das escolas municipais de Pelotas. 57-57. 2014
- As vozes das professoras de educação infantil sobre a importância da formação continuada. 5438-5449. 2014
- Brochura "Despertar para a ciência - atividades dos 3 aos 6": perceção de um grupo de educadoras. 60-60. 2014
- Construir saberes para dois ciclos de ensino: a percepção dos formandos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico 2014
- O papel da educação em ciências na formação dos alunos de licenciatura em Educação Básica. 3338-3338. 2014
- Perfil profissional dos professores e processo de ensino/aprendizagem de Biologia nas escolas do Ensino Secundário de Bragança. 1062-1071. 2014
- Pertinência educacional da educação ambiental: perceção dos docentes do 3º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança. 1-1. 2014
- Promoção da educação ambiental através de jogos didáticos. 861-870. 2014
- Reflexão sobre a formação dos alunos da licenciatura em Educação Básica e o impacte nas suas práticas. 1108-1117. 2014
- Will it dissolve in water?. 144-148. 2014
- Winning the race. 154-158. 2014
- A educação não-escolar no quotidiano das crianças: o contributo da atividade lúdica. 1355-1364. 2013
- As vozes das professoras de educação infantil sobre a importância da formação continuada 2013
- Contributos da Formação Continuada para a Educação em Ciências no Pré-Escolar 2013
- Educação alimentar na formação de adultos: contributos para a educação: promoção da saúde 2013
- Interações entre pais e filhos: o lugar do lúdico. 20-20. 2013
- Olhar dos alunos sobre a sua formação em Educação Básica: o caso da formação em ciências. 143-2266. 2013
- Os desafios de Bolonha: perceções sobre a formação de professores para dois ciclos de ensino. 141. 2013
- Percepção das professoras de educação infantil sobre a sua formação inicial e continuada em ciências 2013
- Percepção de duas professoras sobre as suas práticas em Educação Ambiental. 205-215. 2013
- Perceção das educadoras de educação infantil sobre a sua formação inicial e continuada em ciências 2013
- Práticas didático-pedagógicas em educação ambiental: necessidade de formação dos educadores. 143-144. 2013
- Reflexão sobre a formação dos alunos da licenciatura em Educação Básica e o impacte nas suas práticas 2013
- A voz das educadoras sobre a Educação Ambiental no jardim de infância: um Estudo de Caso. 511-525. 2012
- Educação em ciências no pré-escolar: formação continuada de educadores 2012
- Genealogia e heredogramas como ferramentas no ensino da genética mendeliana 2012
- Perceções dos alunos sobre a formação na licenciatura em Educação Básica. 38-38. 2012
- Perspetivas acerca da inter-relação Ciência, Tecnologia e Sociedade: um estudo comparativo com alunos dos cursos de Ciências e Tecnologias e de Línguas e Humanidades 2012
- Uma história das crianças e das instituições de educação de infância numa região do interior de Portugal: Carção ¿ Vimioso 2012
- Uma história das crianças e das instituições de educação de infância numa região do interior de Portugal: Carção – Vimioso. 86-87. 2012
- Uma história das crianças e das instituições de educação de infância numa região do interior norte de Portugal. 2035-2044. 2012
- Concepção de trabalho experimental de educadores de infância e as suas práticas didático-pedagógicas. 89-102. 2011
- Education for sciences in the pre-School: contributions from a training programme 2011
- Diverse notions on STS: a case-study with six kindergarten teachers in Portugal. 470-476. 2010
- Pre-school science education in Portugal: teacher training and innovative practices 2010
- Acção educativa: um projecto integrador em contexto. 1-14. 2009
- Formação inicial e continuada dos Educadores de Infância do distrito de Bragança: percepção sobre as suas práticas didáctico-pedagógicas em ciências. 217-217. 2009
- O ponto é começo¿ o ponto é vida 2009
- O ponto é começo… o ponto é vida. 1-467. 2009
- O ponto é começo… o ponto é vida: uma experiência de ensino integrado 2009
- O portefólio das crianças como instrumento de trabalho e avaliação das crianças no jardim-de-infância. 311-311. 2009
- Percepção dos educadores de infância portugueses, sobre as suas práticas didáctico-pedagógicas em ciências – Sua importância para o desenvolvimento de um Programa de Formação. 151-151. 2009
- Percepção dos educadores de infância portugueses, sobre as suas práticas didáctico-pedagógicas em ciências: sua importância para o desenvolvimento de um programa de formação. 159-163. 2009
- Trabalho experimental de ciências em contexto de jardim-de-infância: desenvolvimento de um programa de formação. 31-31. 2009
- Actividades experimentais no Jardim-de-Infância: projecto aprender e gostar de aprender ciências. 32-33. 2008
- Diferenciação pedagógica: experiências de aprendizagens a partir das culturas locais 2008
- Experiência pedagógica partilhada para a promoção de pedagogias inovadoras em educação ambiental paisagem protegida da Albufeira do Azibo: uma plataforma de trabalho 2008
- Experiência pedagógica partilhada para a promoção de pedagogias inovadoras em educação ambiental. Paisagem protegida da Albufeira do Azibo - uma plataforma de trabalho. 1-11. 2008
- Experiência pedagógica partilhada para a promoção de pedagogias inovadoras em educação ambiental. Paisagem protegida da Albufeira do Azibo: uma plataforma de trabalho. Experiência pedagógica partilhada para a promoção de pedagogias inovadoras em educação ambiental: paisagem protegida da Albufeira do Azibo: uma plataforma de trabalho de pedagogias inovadoras em educação ambiental. 2008
- Formação continuada de educadores de infância: contributos para a implementação do trabalho experimental de ciências com crianças em idade pré-escolar. 401-403. 2008
- Visita à paisagem protegida da Albufeira do Azibo. 41-48. 2008
- Aprender a gostar de aprender ciências. 213-219. 2007
- Como se formam as dunas? 2006
- O balão transportador 2006
- Pé Verde: projecto de promoção do Ambiente e Saúde na Escola Superior de Educação de Bragança. Um exemplo de educação ambiental aplicável em contexto de Ecoturismo 2006
-
document
- A arte como auxílio no enriquecimento para a literacia climática: uma revisão bibliográfica. 1-11. 2023
- Permeabilização dos solos: uma experiência de ensino e aprendizagem realizada com crianças 2023
- STEM e sustentabilidade: a voz de educadoras e professoras sobre experiências de aprendizagem para crianças 2023
- Teacher competente, assessment and instruments 2023
- OleaChain: uma oportunidade de educação para a sustentabilidade de inovação pedagógica. 49-49. 2022
- Percepções de alunos dos 1.º e 2º ciclos sobre alterações climáticas: através da sua identificação e melhoria com recurso a actividades promotoras de literacia ambiental 2022
- Conceções de educadores sobre a emergência da sustentabilidade desde a infância 2022
- Conceções de educadores sobre a emergência da sustentabilidade desde a infância. . 165-165. 2022
- Policy Recommendations ebook. Migrations, Gender and Inclusion from an International Perspective. 1-66. 2022
- Alimentação sustentável: um estudo sobre as perceções de estudantes brasileiros e portugueses 2021
- Studies on quality in early-childhood education: a systematic literature review. 2019
- Studies on quality in childhood education: a systematic review of the literature 2019
- Dimensão investigativa nos relatórios ¿nais de estágio: Cruzando resultados. 208-208. 2019
- A multinational investigation of quality of day care centers. . 162-481. 2019
- Sciences Education: mobile resources for holistic learners 2015
- Construir saberes para dois ciclos de ensino: a percepção dos formandos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico 2014
- Winning the race. 2014
- A educação não-escolar no quotidiano das crianças: o contributo da atividade lúdica 2013
- Interações entre pais e filhos: o lugar do lúdico 2013
-
journal article
- The Voice of Teachers about School and the Teaching Profession in Guinea-Bissau. Education Sciences. 2023
- A arte como auxílio no enriquecimento para a literacia climática: uma revisão bibliográfica. EduSer. 2023
- Children’s Perception of Climate Change in North-Eastern Portugal. Societies. 1-12. 2022
- A intervenção das ONG nas zonas rurais da Guiné-Bissau. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). 188-199. 2022
- Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante. Cuestiones Pedagógicas. 41-56. 2022
- Educação em ciências no contexto da cidadania global. RELAdEI: Revista Latinoamericana de Educación Infantil. 12-23. 2022
- Literatura para a infância como estratégia de educação ambiental: relato de uma experiência. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). 100-119. 2022
- Promotion of climate literacy - contributions from environmental education. EduSer. 1-11. 2022
- Scientific literacy in the early years – practical work as a teaching and learning strategy. Early Child Development and Care. 2020
- Alimentação Sustentável: alguns fundamentos para reflexão. AdolesCiência. 8-15. 2020
- Contributo das ONG de São Tomé e Príncipe na formação em educação ambiental: perceção da população. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). 85-93. 2020
- Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil). Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. 432-457. 2019
- Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA). 319-335. 2019
- Relatórios de prática de ensino supervisionada: opções investigativas dos futuros professores. Investigar em Educação. 135-149. 2019
- Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português. Ciência & Educação. 341-341. 2017
- Atividades experimentais sobre eletricidade. Revista de Ciência Elementar. 22-22. 2016
- Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança. EduSer. 13-27. 2016
- Processo de supervisão: Percepções dos professores cooperantes do 1.º CEB. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 136-140. 2015
- Brochura "Despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6": perceção de um grupo de educadoras. Interacções. 105-116. 2015
- Perceções dos alunos da licenciatura em Educação Básica sobre a sua formação. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 163-163. 2015
- A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança. EduSer. 18-33. 2014
- Formação continuada dos educadores de infância: análise sobre o papel da brochura "Despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6". Revista Ibero-Americana de Educação. 1-13. 2014
- Initial and in-service teacher education in sciences: what portuguese kindergarten teachers say about their teaching practices. Journal of Modern Education Review. 997-1011. 2014
- Perceções dos alunos sobre a formação na licenciatura em Educação Básica. 235-256. 2014
- A formação em ciências e as práticas didático-pedagógicas de professoras da educação infantil. Revista Thema. 95-114. 2013
- Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção de conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. 501-520. 2012
- Pre-school science education in Portugal: teacher education and innovative practices. The journal of emergent science. 23-31. 2011
- O ponto é começo… o ponto é vida: uma experiência de ensino integrado. Enseñanza de las Ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas. 447-453. 2009
-
thesis