Caraterísticas do ensino/aprendizagem da Biologia no ensino secundário das cidades de Bragança-Portugal e Jaguaribe-Brasil Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A Educação em Ciências vem estabelecendo novos desafios para os docentes. Destaca-se a avaliação do processo formativo que os docentes fazem, no seu campo de atuação, no sentido de se compreender os múltiplos fatores que influenciam o ensino/aprendizagem. Esta pesquisa teve como principal objetivo avaliar comparativamente, na percepção dos docentes, as características e metodologias de ensino da Biologia presentes nas escolas de ensino secundário nas cidades de Bragança (Portugal) e Jaguaribe (Ceará-Brasil). Caracterizase como uma investigação qualitativa, etnográfica e descritiva, em que 16 professores de Biologia e Geologia atuantes nas três escolas de ensino secundário da cidade de Bragança e 7 professores do ensino secundário das escolas do município de Jaguaribe foram entrevistados. Os resultados mostram que as principais dificuldades no processo de ensino/aprendizagem em Bragança são: a existência de muitos conteúdos programáticos, a presença de turmas com muitos estudantes e dificuldades dos alunos em relacionarem os conteúdos. Enquanto que em Jaguaribe destacam-se: falta de interesse dos alunos, falta de conhecimentos básicos e dificuldades para lidar com nomes científicos. Em relação às principais vantagens, têm-se os seguintes resultados: em Bragança 56,24% dos professores entrevistados citaram a boa infraestrutura das escolas, enquanto que em Jaguaribe 85,71% consideram que os alunos dispõem de bons recursos didáticos e tecnológicos. Na opinião de 75% dos docentes portugueses, a melhoria do ensino de Biologia pode ocorrer através da presença de mais aulas práticas. Enquanto, 28% dos docentes de Jaguaribe, acreditam que a melhoria do ensino está diretamente relacionada com um melhor comportamento do aluno na sala de aula. Conclui-se que apesar do contexto sócio-político-cultural ser muito distinto nas duas cidades estudadas, a temática acerca do ensino de Biologia é muito semelhante e os resultados sugerem duas intervenções: a primeira junto aos estudantes, na tentativa de motivá-los ao estudo, e a segunda junto aos órgãos de ensino para sensibilizá-los da necessidade de diminuição do número de estudantes em sala e de conteúdos a serem ministrados. Ressalta-se que essa motivação, segundo os próprios entrevistados, pode ser conseguida com o auxílio das atividades práticas.
  • A Educação em Ciências vem estabelecendo novos desafios para os docentes. Destaca-se a avaliação do processo formativo que os docentes fazem, no seu campo de atuação, no sentido de se compreenderem os múltiplos fatores que influenciam o ensino/aprendizagem. Esta pesquisa teve como principal objetivo comparar as características e metodologias de ensino da Biologia presentes nas escolas de ensino secundário nas cidades de Bragança (Portugal) e Jaguaribe (Ceará-Brasil). Caracteriza-se como uma investigação qualitativa, etnográfica e descritiva, tendo como população de estudo 16 professores de Biologia e Geologia atuantes nas três escolas de ensino secundário da cidade de Bragança e 7 professores do ensino secundário das escolas do município de Jaguaribe. O instrumento de recolha dos dados foi um inquérito por entrevista. Os dados foram sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados mostram que as principais dificuldades no processo de ensino/aprendizagem em Bragança são: a existência de muitos conteúdos programáticos, a presença de turmas muito grandes e dificuldades dos alunos em relacionarem os conteúdos. Enquanto que em Jaguaribe destacam-se: falta de interesse dos alunos, falta de bases e dificuldades para lidar com nomes científicos. Em relação às principais vantagens, em Bragança destaca-se que 56,24% dos professores entrevistados citaram a boa infraestrutura das escolas, enquanto que em Jaguaribe 85,71% consideram que os alunos dispõem de bons recursos didáticos e tecnológicos. Na opinião de 75% dos docentes portugueses, a melhoria do ensino de Biologia pode ocorrer através da presença de mais aulas práticas. Enquanto, 28% dos docentes de Jaguaribe, acreditam que a melhoria do ensino passa diretamente pelo melhor comportamento do aluno e pela conscientização da importância dos estudos. As aulas práticas também ganharam destaque dentro das metodologias mais utilizadas, assim como a exposição oral dos conteúdos nas duas cidades comparadas. Cerca de 93,75% dos professores portugueses e 43% dos brasileiros não se consideravam seguidores do modelo de ensino tradicional, ressaltando que também faziam outras atividades para diversificar as aulas. Conclui-se que, as temáticas acerca do ensino de Biologia são muito semelhantes nos dois países, apesar do contexto sócio-político-cultural ser muito distinto e influente nesse tema.

data de publicação

  • janeiro 2015