Voices of Imigrante Women: trajetória para um ensino superior mais inclusivo
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Voices of Imigrant women (VIW) é um projeto Erasmus + iniciado em
outubro de 2020 que conta com a participação de várias instituições e
organizações da sociedade civil europeias (de Espanha, Eslovénia Itália, França,
e Grácia), entre as quais, o Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. O projeto
VIW apresenta como principal objetivo: contribuir para a construção de um
sistema de ensino superior inclusivo, abordando o grande desafio societal
representado pelas migrações e, mais concretamente, os fluxos migratórios das
mulheres no atual contexto europeu. Urge, neste contexto, sensibilizar a
comunidade educativa das Instituições de Ensino Superior (IES) para esta
problemática. O mapeamento de casos de integração de mulheres migrantes
nos diferentes países parceiros europeus, o desenvolvimento de um programa
de formação transnacional e interdisciplinar sobre "Mobilidade Humana,
Integração e Género" no contexto europeu, bem como a proposta de um
conjunto de intervenções orientadas para a prática e para os decisores políticos,
são os três grandes resultados esperados. Apresenta-se como um estudo de
natureza qualitativa, sendo as entrevistas em profundidade, o grupo focal,
análise documental e questionários os principais procedimentos e instrumentos
de recolha de dados. A análise de dados centra-se essencialmente na análise
de conteúdo com recurso a categorias criadas a prori pela equipa alargada do
projeto. Concluído o primeiro produto, é possível adiantar várias conclusões
incluídas em diferentes categorias (Sociocultural, Política, Economia/trabalho,
Cuidados sanitários/saúde, Educação, Serviços sociais,
Representação/participação da comunidade e Justiça e segurança). Por
exemplo, no que diz respeito a elementos socioculturais, as vozes das mulheres
imigrantes emergem com temas associados a sentimentos de discriminação,
que estão relacionados com estereótipos que estão agudamente presentes na
sociedade portuguesa. Note-se que há quem considere que a inclusão passa por
um processo de aceitação do outro, e que para a integração, a reconciliação de
diferentes pontos de vista sobre a experiência da multiculturalidade é
fundamental. Na fase atual, o elemento em construção prende-se com o segundo
resultado – criação de um programa de formação – onde Migrações e género
(abordagem conceptual) e Combate ao racismo e à xenofobia são dois dos
temas atribuídos à equipa portuguesa que integra o projeto. Assim, nesta
comunicação pretendemos dar conta da etapa concluída e discutir alguns dos
elementos que poderão ou farão parte da segunda etapa em desenvolvimento,
procurando partilhar e legitimar o nosso trabalho pela comunidade do ensino
superior.