Voices of Imigrante Women: trajetória para um ensino superior mais inclusivo Conference Paper uri icon

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  • Voices of Imigrant women (VIW) é um projeto Erasmus + iniciado em outubro de 2020 que conta com a participação de várias instituições e organizações da sociedade civil europeias (de Espanha, Eslovénia Itália, França, e Grácia), entre as quais, o Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. O projeto VIW apresenta como principal objetivo: contribuir para a construção de um sistema de ensino superior inclusivo, abordando o grande desafio societal representado pelas migrações e, mais concretamente, os fluxos migratórios das mulheres no atual contexto europeu. Urge, neste contexto, sensibilizar a comunidade educativa das Instituições de Ensino Superior (IES) para esta problemática. O mapeamento de casos de integração de mulheres migrantes nos diferentes países parceiros europeus, o desenvolvimento de um programa de formação transnacional e interdisciplinar sobre "Mobilidade Humana, Integração e Género" no contexto europeu, bem como a proposta de um conjunto de intervenções orientadas para a prática e para os decisores políticos, são os três grandes resultados esperados. Apresenta-se como um estudo de natureza qualitativa, sendo as entrevistas em profundidade, o grupo focal, análise documental e questionários os principais procedimentos e instrumentos de recolha de dados. A análise de dados centra-se essencialmente na análise de conteúdo com recurso a categorias criadas a prori pela equipa alargada do projeto. Concluído o primeiro produto, é possível adiantar várias conclusões incluídas em diferentes categorias (Sociocultural, Política, Economia/trabalho, Cuidados sanitários/saúde, Educação, Serviços sociais, Representação/participação da comunidade e Justiça e segurança). Por exemplo, no que diz respeito a elementos socioculturais, as vozes das mulheres imigrantes emergem com temas associados a sentimentos de discriminação, que estão relacionados com estereótipos que estão agudamente presentes na sociedade portuguesa. Note-se que há quem considere que a inclusão passa por um processo de aceitação do outro, e que para a integração, a reconciliação de diferentes pontos de vista sobre a experiência da multiculturalidade é fundamental. Na fase atual, o elemento em construção prende-se com o segundo resultado – criação de um programa de formação – onde Migrações e género (abordagem conceptual) e Combate ao racismo e à xenofobia são dois dos temas atribuídos à equipa portuguesa que integra o projeto. Assim, nesta comunicação pretendemos dar conta da etapa concluída e discutir alguns dos elementos que poderão ou farão parte da segunda etapa em desenvolvimento, procurando partilhar e legitimar o nosso trabalho pela comunidade do ensino superior.

publication date

  • January 1, 2021