A voz dos futuros educadores e professores sobre a sua formação
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Visão geral
resumo
A formação de educadores e professores é um processo complexo influenciado por fatores organizacionais
e políticos, alvo de debate e sujeito a múltiplas alterações.
Neste contexto, é importante refletir sobre a formação. É esse o objetivo do estudo que temos vindo a
desenvolver na Escola Superior de Educação de Bragança, no sentido de acompanhar os alunos durante
o seu percurso formativo.
Esta comunicação centra-se na perceção dos alunos da Licenciatura em Educação Básica e dos
Mestrados em Ensino acerca da sua formação.
Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, iniciado com um questionário, a que se seguiu uma
entrevista a uma amostra de alunos; está previsto o 3.º momento de recolha de dados para o final dos
mestrados. Neste caso, reportamo-nos aos dados sobre a formação e a sua influência nas práticas de
Iniciação à Prática Profissional. Os resultados indicaram a satisfação com a formação da licenciatura,
embora mostrassem aspetos a melhorar. Quanto à Iniciação à Prática Profissional, as experiências foram
classificadas de positivas, enriquecedoras e um contributo para o desenvolvimento profissional. Espera-se
o balanço final, para perceber como evoluíram as percepções dos alunos, refletir sobre aspetos a retificar
e contribuir para uma formação de professores credível e socialmente valorizada.
O processo de formação de educadores e professores tem vindo a sofrer constantes alterações, pelo que tem sido objeto de vários debates e investigações.
Neste contexto, o estudo que temos vindo a desenvolver pretende refletir sobre a formação de educadores e professores oferecida na Escola Superior de Educação de Bragança, ou seja, na Licenciatura em Educação Básica (LEB) e nos Mestrados em Ensino sequentes, partilhando opiniões de todos os intervenientes.
Esta comunicação centra-se na opinião dos alunos acerca da formação que estão a receber.
Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa. Iniciou-se no ano letivo 2011/2012 até à atualidade no sentido de acompanhar os alunos durante o seu percurso. Neste caso particular, reportamo-nos aos dados recolhidos em dois momentos da investigação: num 1º momento questionámos os alunos acerca da formação oferecida na LEB, utilizando como instrumento um questionário, que foi aplicado aos alunos do 1º, 2º e 3º ano da LEB, e aos alunos do 1º ano dos mestrados profissionalizantes; num 2º momento recorremos à entrevista a 4 alunas do 3º ano da LEB, sobre a formação recebida e a sua influência nas práticas desenvolvidas no âmbito da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional. O 3.º momento de recolha de dados está previsto para o final da conclusão do mestrado por estes alunos.
De acordo com os dados recolhidos, podemos considerar que os alunos se mostraram satisfeitos relativamente à formação recebida na LEB, embora apontassem aspetos que necessitavam de ser melhorados (e que, entretanto foram retificados). No que concerne às práticas desenvolvidas, os alunos classificaram-nas de positivas e enriquecedoras e realçaram o papel da IPP como o momento de confronto com a realidade de ser professor mas também uma oportunidade fundamental para o seu desenvolvimento profissional. Os alunos valorizaram as suas experiências nos diferentes contextos, mas referiram a necessidade da formação ser ampliada ao nível do mestrado.
Há, pois, alguns aspetos sobre os quais temos de continuar a investigar e a refletir para construir uma formação de professores credível e socialmente valorizada.