Uma história das crianças e das instituições de educação de infância numa região do interior norte de Portugal
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A história da vida das crianças ao longo dos tempos tem sido objeto de perplexidades
para aqueles que se preocupam com o seu estudo sistemático e em averiguar o espaço
que a criança ocupou nas sociedades do passado. Com a crescente contribuição de
estudos locais, a produção cientifica em História da Educação em Portugal tem ficado
mais completa. É assim fundamental compreender estes novos textos que vão
aparecendo e averiguar o que altera nesta nova história da Escola e da Educação e a sua
evolução ao longo dos tempos. A significativa produção de estudos, evidencia o
importante espaço de discussão e de consolidação da temática como campo de pesquisa.
Este estudo, pretende ser mais um contributo, e apresentar novos dados, pois realiza
uma cartografia do conhecimento produzido em História da Educação de Infância na
região do Nordeste-Transmontano, mais propriamente no Distrito de Bragança, no
concelho de Vimioso, entre 1837 e 1983, numa perspetiva do processo de construção da
memória e do conhecimento educacional e escolar. Identifica temas privilegiados pelos
pesquisadores, que carecem de desenvolvimento, tentando avançar as questões de
pesquisa na área.
O paradigma de investigação que sustenta o estudo integra-se numa perspetiva
hermenêutica, utilizando metodologias de análise qualitativa na interpretação
multidimensional dos problemas equacionados e numa heurística de procura de
documentos. Definir o tema desta investigação foi sobretudo pensar o objeto e não
apenas escolher o assunto. Entende-se por Educação de Infância toda e qualquer
educação destinada às crianças com idade inferior à idade da escolaridade obrigatória.
No caso específico de Portugal, o período vai dos três aos seis anos de idade, embora,
no período considerado, fosse até aos sete anos, o que respeitamos neste estudo.
Este texto faz uma retrospetiva da vida local, das crianças e das instituições educativas,