Este trabalho foi apoiado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Projeto UIDB/05777/2020
Faced with a materialistic and consumerist paradigm of civilization, a Western culture is appearing
which, although it values certain ways of thinking, has lost its relationship with nature. In its insatiable voracity
for resources, it may place the planet on the brink of environmental bankruptcy. Recognizing the seriousness
of environmental problems and the urgent need for solutions, the scientific and educational community has
issued warnings, recommendations, and targets to increase environmental awareness and education,
recognizing education as a key factor in changing behavior and attitudes. Debating on new strategies,
methodologies or approaches to learn and raise awareness on climate change, there is a great challenge, given
the urgency to mitigate the problem and raise awareness among the population. There is also a growing
importance that education needs to reinvent itself to talk about the problem, as literature reports that there
is a deficit of school teaching about climate change, but the question remains "how?" How can we engage
children and young people, tomorrow's adults, in such a complex topic that is perceived as something abstract,
and distant? This article is a literature review on the contributions the arts have in raising awareness of the
climate crisis, being an area with potential, but untapped
Perante um paradigma civilizacional materialista e consumista insurge-se uma cultura ocidental que,
ainda que valorizando determinados desenhos de raciocínio, foi vindo a perder a sua relação com a Natureza.
A voracidade insaciável por recursos pode colocar o planeta à beira da falência ambiental. No reconhecimento
da gravidade das problemáticas ambientais e numa urgência de soluções, a comunidade científica educacional
desdobra-se em alertas, recomendações e metas, no sentido de incrementar a consciencialização e a
educação ambiental, admitindo a educação como fator-chave na mudança de comportamentos e atitudes.
Debruça-se sobre novas estratégias, metodologias ou abordagens para aprender e sensibilizar para as
alterações climáticas, havendo assim um grande desafio, perante a urgência de mitigar o problema e
sensibilizar a população. Há também uma importância crescente de que a educação precisa de se reinventar
para falar sobre o problema, visto que a literatura refere que existe um défice da escola ensinar sobre
alterações climáticas, mas a questão permanece “como?”. Como podemos envolver as crianças e jovens,
adultos do amanhã, num tópico tão complexo que é percebido como algo abstrato, e distante? Este artigo
trata-se de uma revisão bibliográfica sobre as contribuições das artes na sensibilização para a crise climática,
sendo que é uma área com potencial, mas inexplorada.