Escolas transformadoras: uma oportunidade de integração institucional da educação para o desenvolvimento
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O trabalho que se apresenta pretende compreender de que forma a aprendizagem
cooperativa entre pares e as metodologias ativas podem ser introduzidas no contexto das
unidades curriculares, suscitando uma atitude diferente por parte de todos os indivíduos em
presença, de forma a potenciar a consciência de uma cidadania global ao mesmo tempo que
se desenvolvem competências técnicas e tecnológicas e se adquire conhecimento científico.
Através do projeto Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir
da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola, que decorreu
entre 2018 e 2020, foi possível promover a integração curricular temática e metodológica
da Educação para o Desenvolvimento/Educação para a Cidadania Global (ED/ECG) em
todas as unidades orgânicas do IPBeja. É um caminho cheio de encruzilhadas que vamos
trilhando paulatinamente, a ritmos diferentes e com diferentes pessoas. As aprendizagens
cooperativas entre pares e a criação de espaços de diálogo têm sido fundamentais para
diagnosticar situações/problemas e avançar com potenciais soluções, tornando as pessoas
envolvidas mais sensíveis à interação que se estabelece entre IPBeja e comunidade (s)
envolvente(s). Capacitar todas e todos os que fazem parte de instituições do ensino superior
e outras organizações, de que é fundamental aliar o progresso científico, técnico e
tecnológico às questões de cidadania, pode e deve ser uma prioridade da comunidade
educativa à qual o IPBeja não pode ser alheio. As mudanças rápidas a que temos assistido
nas vidas das pessoas obrigam a uma atenção constante e redobrada às questões técnicas e
tecnológicas, confrontando-nos com realidades onde a ciência e os diferentes campos do
saber nem sempre têm em conta outras necessidades humanas. O caminho comum
desenhado ao longo dos dois anos de projeto pelo IPBeja (e pelas entidades parceiras), no
envolvimento e formação de docentes de diferentes níveis de ensino para ED/ECG,
permite-nos constatar as vantagens de a(s) Escola(s) contribuir(em) para a construção de
uma sociedade na qual estudantes e docentes sejam capazes de desenvolver pensamento
crítico, intervir ativamente nos problemas sociais contemporâneos e assumir uma cidadania
plena.
The work presented here intends to understand how cooperative learning between peers
and active methodologies can be introduced in the context of the curricular units, raising a
different attitude on the part of all the individuals present, in order to enhance the awareness
of a citizenship at the same time as technical and technological competences are developed
and scientific knowledge is acquired. Through the Transformative Schools project:
contributions to social change based on Education for Development and for Global
Citizenship at School, which took place between 2018 and 2020, it was possible to promote
the thematic and methodological curricular integration of Education for
Development/Education for Global Citizenship (ED/ECG) in all IPBeja organizational
units. It is a path full of crossroads that we are walking gradually, at different rhythms and
with different people. Cooperative learning among peers and the creation of spaces for
dialogue have been fundamental to diagnose situations/problems and come up with
potential solutions, making the people involved more sensitive to the interaction that is
established between IPBeja and the surrounding community(ies). Training all those who
are part of higher education institutions and other organizations, that it is essential to
combine scientific, technical and technological progress with citizenship issues, can and
should be a priority of the educational community to which IPBeja cannot be oblivious.
The rapid changes that we have witnessed in people's lives require constant and redoubled
attention to technical and technological issues, confronting us with realities where science
and the different fields of knowledge do not always take other human needs into account.
The common path drawn over the two years of the project by IPBeja (and by the partner
entities), in the involvement and training of teachers of different levels of education for
ED/ECG, allows us to verify the advantages of the School(s) contribute to the construction
of a society in which students and teachers are able to develop critical thinking, actively
intervene in contemporary social problems and assume full citizenship.
À FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal) através do projeto estratégico
UIDB/04292/2020 atribuído ao MARE e do projeto estratégico LA/P/0069/2020
concedido ao Laboratório Associado ARNET