Corpus: possibilidade metodológica para o ensino da variação linguística na aula de PLNM
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A satisfação com o trabalho possui importante relevância para o bem-estar dos colaboradores e consequentemente proporciona melhor desempenho em suas atividades. Alguns autores consideram que para se ter noção adequada de como mensurá-la deve-se analisar a relação do colaborador com alguns fatores, dentre os quais sempre são estudados pela literatura da área e por isso escolhidos para compor esse trabalho: a natureza e condições do trabalho, salário, sistema de promoções de cargo, equipe de trabalho e o superior imediato. Neste sentido, o presente estudo buscou avaliar o nível em que os referidos fatores indicativos de satisfação estão impactando no trabalho de colaboradores de uma rede de padarias em um município do Estado do Ceará – Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva, referenciada com levantamento de dados em campo. Os principais autores pesquisados foram Sarathy e Barbosa (1981), Tamayo (1998), Bergamini (2000), Chiavenato (2002, 2003) e Martinez e Paraguay (2003). Os resultados demonstraram que quanto às dimensões natureza do trabalho, superior imediato e equipe de trabalho, no local pesquisado, a avaliação foi muito positiva, enquanto as dimensões ascensão de cargo e remuneração demonstraram uma média satisfação e, havendo neles a possibilidade de avaliação por parte da empresa. Os resultados das dimensões são coerentes com os dados encontrados na avaliação geral com os indicadores de qualidade de vida.
As diferenças entre o português europeu e o português brasileiro observam-se nos diversos módulos da gramática da Língua Portuguesa. Uma vez que o léxico é a parte da gramática que mais absorve os condicionamentos socio-históricos e culturais, é no léxico que se constatam maiores divergências, ainda que o português europeu e o português brasileiro partilhem um fundo lexical comum. Graças a essa partilha lexical, opera-se uma comunicação eficaz entre falantes do português europeu e falantes do português brasileiro, embora os usos discursivos, convencionais e pragmáticos na interação linguística no Brasil e em Portugal sejam distintos. Na sequência das especificidades da Língua Portuguesa anteriormente referidas, colocam-se duas questões essenciais, a que procuraremos dar resposta com este trabalho: tendo em vista o ensino da diversidade linguística na aula de PLNM, que visão da língua deve apresentar o Professor de PLNM? No ensino da diversidade linguística na aula de PLNM, o “Corpus do Português”, disponível online em www.corpusdoportugues.org., poderá ser um recurso didático profícuo?
Cientes que a supervisão pedagógica é um processo fundamental para o
desenvolvimento profissional dos professores e futuros professors, surge a
realização do estudo que envolve investigadores da Escola Superior de
Educação do Instituto Politécnico de Bragança (ESE-IPB) e a Universidade
Pedagógica de Moçambique – delegação de Manica (UP – Manica). Numa
fase inicial, pretendemos conhecer a opinião dos supervisores da UP –
Manica acerca do processo de supervisão pedagógica. Trata-se de uma
invetigação qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa. O inquérito
surge, nesta fase, como a técnica de recolha de dados principal, sendo um
questionário constituído por questões abertas e fechadas, o instrumento
utilizado. Neste, foi solicitado aos participantes a caraterização do processo
de supervisão. Dos 16 supervisores que responderam, houve unanimidade na
resposta no que concerne ao destaque que atribuem à importância deste
processo, nomeadamente na formação dos alunos – futuros professores – e,
particulramente, na sua integração nas escolas. Muito embora seja clara
uma associação do processo à avaliação dos alunos, para a caraterização do
processo descrevem atividades que desenvolvem, tal como o
acompanhamento dos alunos na planificação e observação de aulas. Quando
identificam os constrangimentos que sentem, o número excessivo de alunos, a
dispersão geográfica das escolas e o tempo de que dispõem para realizar a
supervisão, são os aspetos mais registados. Enumeram como sugestão para a
melhoria do processo a formação dos supervisores, o número de alunos por
supervisor e os recursos materiais. Desta feita, concluímos que é imperativo
otimizar a qualidade do processo de supervisão pedagógica, o que cremos seja facilitado, conforme perpstivamos, pela cooperação estabelecida entre parceiros e instituições.