Construir saberes para dois ciclos de ensino: a percepção dos formandos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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resumo
O estudo que se apresenta tem como objetivo principal conhecer as perceções dos formandos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o seu processo formativo. Pretende-se compreender a forma como os alunos interpretam um modelo formativo para dois ciclos de ensino e as competências que construíram ao longo do processo. De forma mais abrangente o estudo procura refletir sobre o impacto que a reorganização da formação de professores teve a partir da implementação do Decreto-Lei 43/2007 (de 22 de fevereiro) que aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário.
O estudo orienta-se por uma abordagem qualitativa de natureza descritiva e interpretativa, que utiliza a entrevista semiestruturada, a seis alunos, para a recolha de dados e a análise de conteúdo para a análise. Foram, também, analisados de forma interpretativa os Relatórios de Estágio dos mesmos formandos, para averiguar as competências construídas e a forma como articularam os saberes na prática.
Os resultados obtidos mostram as percepções dos formandos acerca deste modelo de formação e a forma como eles pensam ter articulado as suas práticas nos dois níveis de ensino, por outro lado evidenciam alguns dos constrangimentos que sentiram com este novo modelo de formação.
A perceção dos alunos é importante para sustentar a discussão em torno da qualidade deste modelo de formação. Consideramos, por isso, que este estudo pode contribuir como reflexão em torno do modelo de formação no sentido de garantir e assegurar uma maior qualidade e ao mesmo tempo apoiar os alunos de forma mais consciente no seu processo de aprendizagem e autonomização.