Formação continuada para a mudança de práticas didático-pedagógicas de educadoras Conference Paper uri icon

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  • O presente trabalho tem como finalidade refletir sobre o papel da formação continuada na formação de educadores e professores. Para tal, apresentam-se os resultados do impacte de um programa de formação (PF) em ciências nas práticas didático-pedagógicas percecionadas por um grupo de educadoras de infância, do distrito de Bragança (Portugal). A investigação tem evidenciado a importância da formação continuada para o desenvolvimento profissional dos educadores e professores, destacando que deve ser encarada como um processo que: (i) visa a melhoria de competências necessárias ao exercício da profissão docente; (ii) deve ocorrer ao longo da carreira, após a aquisição da certificação inicial; (iii) se constitui como facilitadora da interações com as comunidades locais; e (iv) estrutura e seleciona o conjunto das aprendizagens que devem ocorrer ao longo da carreira, independentemente do tempo de serviço docente. Além disso, no que respeita à educação em ciências, as orientações apontam para a necessidade de uma formação continuada que permita a (re)construção das conceções acerca da ciência, tecnologia e sociedade. Neste sentido desenvolveu-se um PF, na modalidade de oficina de formação, que permitisse aos educadores de infância implementar, nas suas práticas, a educação em ciências baseada no trabalho prático e experimental e com orientação para a ciência-tecnologia-sociedade (CTS). Para avaliação do impacte do PF nas práticas das educadoras recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa e utilizou-se como instrumento de recolha de dados um questionário, que foi adaptado para o estudo e organizado em quatro partes, perfazendo um conjunto de dezanove questões abertas. As educadoras colaboradoras referem como aspetos mais positivos do PF a metodologia utilizada, a utilização de guiões de atividade e de recursos diversificados e as interações estabelecidas. Como aspetos a melhorar/alterar apontam a necessidade de mais tempo de formação e algumas sessões para construírem os recursos a utilizar na exploração das atividades. Globalmente, conclui-se que o PF contribuiu para que as educadoras: (i) refletissem sobre as suas práticas no ensino das ciências; (ii) abordassem com mais frequência e mais segurança, atividades práticas/experimentais no âmbito da área de conhecimento do mundo; e (iii) mostrassem maior disponibilidade para a educação em ciências de acordo com uma perspetiva CTS.

publication date

  • January 1, 2018