Saber, antes de comer: o contributo da alimentação sustentável para a consciência ecológica Conference Paper uri icon

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  • As questões do desenvolvimento sustentável são, atualmente, amplamente debatidas, e sujeitas a uma reflexão crescente. Neste contexto, a alimenta-ção sustentável surge como uma temática transversal que vai ao encontro da concretização da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental 2020 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Enquadrado nesta preocupação, o projeto “Alimentação sustentável: sa-ber antes de comer”, desenvolvido na Escola Superior de Educação de Bragança, tem a intencionalidade de promover uma reflexão profunda e consequente sobre consumo responsável. Na primeira fase realizou-se um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que visou perceber se os alu-nos valorizavam a temática e se, no seu dia a dia, a preocupação com a sus-tentabilidade da sua alimentação estava presente. Foi desenhado um pla-no de intervenção que disponibilizou informação e, simultaneamente, mo-nitorizou as reações a essa informação e avaliou o interesse dos jovens em torno das questões colocadas. Para o efeito recorreu-se à observação e ao inquérito como técnicas de recolha de dados. Os resultados obtidos permi-tem referir que a comunidade educativa mostra pouco interesse e pouco conhecimento acerca da temática em questão. Além disso, é evidente que as suas escolhas alimentares são pouco refletidas e se baseiam em práticas e impulsos marcados por motivações que não têm em consideração o seu impacto ambiental e social. Nesta sequência sublinha-se a pertinência da temática e a necessidade de a assumir como um eixo relevante a partir do qual se podem (e devem) desencadear processos educativos, mais ou menos formais, que chamem à comunidade educativa os temas que percorrem, hoje em dia, a agenda da sustentabilidade.

publication date

  • November 2018