O portefólio das crianças como instrumento de trabalho e avaliação das crianças no jardim-de-infância Conference Paper uri icon

abstract

  • Este poster situa-se no domínio da formação inicial em contexto para o desenvolvimento da competência numa das dimensões da pedagogia da infância – a avaliação – que se concretiza através da realização de portefólios de avaliação. Neste enquadramento, a formação em contexto perspectiva-se como formação para o desenvolvimento da competência da própria acção e do desenvolvimento profissional, de forma a melhor responder às necessidades e interesses e à própria avaliação co-construída com as crianças de Educação Pré-escolar. Pretende-se compreender, descrever e interpretar as percepções e práticas da utilização de portefólios numa dimensão de utilização no dia-a-dia do Jardim de Infância pelos intervenientes – Educadora de Infância, crianças e pais. A análise e interpretação dos dados recolhidos, permitiu conhecer as percepções e práticas de avaliação próximas da perspectiva tradicional para as percepções e práticas de avaliação alternativa, conhecendo assim os contributos e vantagens da avaliação alternativa; tornou possível identificar processos de construção de portefólios, estilos de experimentação, participação, e papéis desempenhados pelos diferentes actores que se traduzem em portefólios distintos ao nível da apresentação, da estrutura, da organização, e da variedade e diversidade de conteúdos; permitiu conhecer as principais dificuldades e os suportes valorizados no processo de construção de portefólios; e, ainda, favoreceu a descoberta de diversas potencialidades do portefólio para as crianças, para os educadores e para os pais. O portefólio revela-se uma estratégia promotora da aprendizagem da criança no respeito pela sua especificidade e identidade mas, também, capaz de respeitar a individualidade e a diversidade das famílias e suas culturas. Através da pesquisa apresentada quisemos compreender de forma sustentada as perspectivas avaliativas em educação de infância, nomeadamente, as bases teóricas que sustentam diferentes opções avaliativas, entre elas a construção de portefólios como uma prática alternativa de avaliação, conhecendo os seus contributos, características, estruturas, objectivos e metas educacionais.
  • Este trabalho situa-se no domínio da formação inicial em contexto para o desenvolvimento da competência numa das dimensões da pedagogia da infância – a avaliação – que se concretiza através da realização de portefólios de avaliação. Neste enquadramento, a formação em contexto perspectiva-se como formação para o desenvolvimento da competência da própria acção e do desenvolvimento profissional, de forma a melhor responder às necessidades e interesses e à própria avaliação co-construída com as crianças de Educação Pré-escolar.

publication date

  • January 1, 2009