A educação em ciências deve promover a literacia das crianças,
pelo que, se deve investir nesta área do saber desde os primeiros anos de
escolaridade. É neste contexto que a abordagem das ciências, numa
perspetiva ciência-tecnologia-sociedade, assume um papel integrante e
integrador das aprendizagens das crianças, de acordo com as atuais
orientações curriculares na área das ciências. Para atingir esta finalidade, o
investimento na formação dos educadores é uma premência para uma
adequada iniciação à educação em ciências, sobretudo através da sua
abordagem ciência-tecnologia-sociedade. Atendendo a que as conceções
dos educadores influenciam as aprendizagens das crianças este estudo
revela as conceções ciência-tecnologia-sociedade de seis educadoras de
infância do distrito de Bragança (Norte de Portugal) antes e após o
desenvolvimento de um programa de formação. Verificou-se, pelos
resultados obtidos, que após o desenvolvimento do programa de formação
houve (re)construção das conceções sobre ciência-tecnologia-sociedade,
como por exemplo acerca da contribuição da ciência e tecnologia para as
decisões sociais, por parte das educadoras, que passaram a desenvolver as
suas práticas didáctico-pedagógicas na área das ciências de acordo com
esta perspectiva.