Formação em contexto, melhoria da escola e desenvolvimento do trabalho docente
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Uma das limitações da l ógica de interven ção top-down nas escolas é o pressuposto de que, pensada e
bem desenhada a mudan ça, a sua implementa cão garante a coincidência entre os objetivos inerentes
à polí tica e às a ções dos implementadores e dos grupos-alvo ou bene fici ários. Pelo contr ário, a l ógica
bottom-up considera os atores escolares elementos-chave na adapta ção e adequa ção das polí ticas aos
contextos e as condi ções locais e concebe o desenvolvimento curricular como parte integrante da melhoria
da escola e do desenvolvimento profi ssional dos docentes. Estas duas perspetivas de interven ção
requerem abordagens diferentes na organiza ção e desenvolvimento de uma a ção de forma ção em contexto
desenhada pelas escolas para os professores que nela exercem. O nosso estudo é de natureza
qualitativa e visa compreender as racionalidades presentes no debate sobre a supervisão da pr ática letiva
num processo de forma ção desenvolvido num agrupamento de escolas com o objetivo de estimular
a supervisão colaborativa. Neste processo de forma ção emergem os diferentes papéis que os professores
requerem dos formadores externos, bem como distintas conce ções de supervisão e l ógicas de a ção.
Uma das limitações da lógica de intervenção top-down nas escolas é o pressuposto de que, pensada e bem desenhada a mudança, a sua implementação garante a coincidência entre os objetivos inerentes à política e às ações dos implementadores e dos grupos-alvo ou beneficiários. Pelo contrário, a lógica bottom-up considera os atores escolares elementos-chave na adaptação e adequação das políticas aos contextos e às condições locais e concebe o desenvolvimento curricular como parte integrante da melhoria da escola e do desenvolvimento profissional dos docentes. Estas duas perspetivas de intervenção requerem abordagens diferentes na organização e desenvolvimento de uma ação de formação em contexto desenhada pelas escolas para os professores que nela exercem.
O nosso estudo é de natureza qualitativa e visa compreender as racionalidades presentes no debate sobre a supervisão da prática letiva num processo de formação desenvolvido num agrupamento de escolas com o objetivo de estimular a supervisão colaborativa. Neste processo de formação emergem os diferentes papeis que os professores requerem dos formadores externos, bem como distintas conceções de supervisão e lógicas de ação.