A importância da metodologia de trabalho de projeto na aprendizagem das crianças Conference Paper uri icon

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  • O objeto de estudo deste trabalho centra-se no contributo da metodologia de trabalho de projeto para o desenvolvimento de aprendizagens significativas nas crianças considerando os dois níveis de ensino (Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico) onde desenvolvemos a nossa Prática de Ensino Supervisionada, bem como na forma como pudemos desenvolver a metodologia de trabalho de projeto e as diferenças que encontramos. Deste modo, e em função da fase de diagnóstico que vivenciamos no momento inicial da nossa ida aos contextos emergiram as seguintes questões: Em que medida a metodologia de trabalho de projeto contribui para que as crianças desenvolvam aprendizagens significativas? De que forma a metodologia de trabalho de projeto se desenvolve em contexto da Educação Pré-Escolar e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico? Que diferenças podemos encontrar? Neste sentido, definiram-se os seguintes objetivos: i) Identificar como as crianças desenvolvem aprendizagens significativas; ii) Reconhecer a importância das aprendizagens significativas; iii) Compreender como se processa a metodologia de trabalho de projeto em contexto de Educação Pré-Escolar e em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Definidas as questões e os objetivos que iam sustentar a nossa investigação foi fundamental focarmos a nossa atenção na compreensão do processo pelo qual podiam ser potenciadas as aprendizagens significativas através da metodologia de trabalho de projeto. Deste modo, foi essencial assumirmos uma atitude reflexiva e investigativa, com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, através de uma reflexão consciente e informada sobre a ação valorizando a voz da criança e a sua competência participativa. Portanto, o estudo realizado enquadra-se numa abordagem qualitativa/quantitativa e recorremos a técnicas e instrumentos que contribuíram para a recolha de dados e posterior análise. Os projetos desenvolvidos em ambos os contextos tinham caraterísticas diferentes, mas as fases que seguimos foram iguais. De salientar que a forma como exploramos as diferentes fases dos projetos, que trabalhamos em contexto de Educação Pré-Escolar e em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos permitiu esboçar algumas considerações que assentam sobretudo numa ação educativa pautada por um processo de investigação constante, quer no que diz respeito à compreensão dos conceitos científicos inerentes à metodologia de trabalho de projeto, quer na seleção dos instrumentos de recolha de dados e posterior análise.
  • O objeto de estudo deste trabalho centra-se no contributo da metodologia de trabalho de projeto para o desenvolvimento de aprendizagens significativas nas crianças considerando os dois níveis de ensino (Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico) onde desenvolvemos a nossa Prática de Ensino Supervisionada, bem como na forma como pudemos desenvolver a metodologia de trabalho de projeto e as diferenças que encontramos. Deste modo, e em função da fase de diagnóstico que vivenciamos no momento inicial da nossa ida aos contextos emergiram as seguintes questões: Em que medida a metodologia de trabalho de projeto contribui para que as crianças desenvolvam aprendizagens significativas? De que forma a metodologia de trabalho de projeto se desenvolve em contexto da Educação Pré-Escolar e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico? Que diferenças podemos encontrar? Neste sentido, definiram-se os seguintes objetivos: i) Identificar como as crianças desenvolvem aprendizagens significativas; ii) Reconhecer a importância das aprendizagens significativas; iii) Compreender como se processa a metodologia de trabalho de projeto em contexto de Educação Pré-Escolar e em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Definidas as questões e os objetivos que iam sustentar a nossa investigação foi fundamental focarmos a nossa atenção na compreensão do processo pelo qual podiam ser potenciadas as aprendizagens significativas através da metodologia de trabalho de projeto. Deste modo, foi essencial assumirmos uma atitude reflexiva e investigativa, com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, através de uma reflexão consciente e informada sobre a ação valorizando a voz da criança e a sua competência participativa. Portanto, o estudo realizado enquadra-se numa abordagem qualitativa/quantitativa e recorremos a técnicas e instrumentos que contribuíram para a recolha de dados e posterior análise. Os projetos desenvolvidos em ambos os contextos tinham caraterísticas diferentes, mas as fases que seguimos foram iguais. De salientar que a forma como exploramos as diferentes fases dos projetos, que trabalhamos em contexto de Educação Pré-Escolar e em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos permitiu esboçar algumas considerações que assentam sobretudo numa ação educativa pautada por um processo de investigação constante, quer no que diz respeito à compreensão dos conceitos científicos inerentes à metodologia de trabalho de projeto, quer na seleção dos instrumentos de recolha de dados e posterior análise.

publication date

  • January 1, 2016