Neste capítulo o objeto de estudo situa-se no âmbito da formação inicial de professores, e pretende compreender e (des)construir, através dos atuais conceitos de supervisão pedagógica, as relações intra e interpessoal que, na perspetiva de formandos supervisionados, se estabelece com o supervisor pedagógico e potenciá-las para o desenvolvimento profissional de futuros professores. Adota-se também, neste estudo, uma perspetiva descritiva e interpretativa no qual se procura compreender como se processa a aprendizagem dos formandos/futuros professores em contexto de estágio e quais as influências da supervisão nas suas práticas de ensino. Considerando que o processo de Bolonha admite um sistema de trabalho denso da parte dos alunos em formação, baseado na supervisão permanente do seu trabalho, o estudo permite captar como é que estes se envolvem na supervisão pedagógica realizada no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (estágio), inserida nos planos de estudos dos cursos de mestrado profissionalizantes para o ensino em vigor nos anos letivos 2014/2015 e 2015/2016 em todas as instituições de ensino superior público politécnico. No que se refere ao desenvolvimento da componente empírica desta investigação apresentamos a análise descritiva realizada a inquéritos porquestionário implementados aos formandos envolvidos no processo de supervisão. Para a elaboração deste instrumento de recolha de dados recorremos a uma lista de enunciados que nos fornece um perfil das dimensões de supervisão, com 14 escalas desenvolvidas a partir de comportamentos interpessoais observáveis (dimensão didática, dimensão experiencial e dimensão democrática) e que revela diversas formas de conceber o papel do supervisor. O inquérito por questionário, neste caso específico, constitui-se como um instrumento que possibilita medir uma realidade mais objetiva do papel do supervisor percebida pelos formandos envolvidos no seu processo de formação inicial.