O estudo foca-se no discurso de seis formandos a frequentar um mestrado profissionalizante para o ensino e visa compreender como estes futuros professores
percepcionam a sua evolução como pessoas e como profissionais. A partir das categorias da Target Language Observation Scheme (TALOS), o estudo procede à análise de conteúdo das reflexões produzidas sobre três aulas observadas e desvela o autorretrato da prática profissional que nelas transparece. Na análise dos dados relativos à reflexão destacam-se, em primeiro lugar, pontos fortes e aspetos a melhorar evidenciados em cada momento de reflexão, dissecando-os em função de oito categorias TALOS.
O estudo que se apresenta sustenta-se numa metodologia de natureza qualitativa e o campo de investigação incide, especificamente, sobre as práticas de formação de alunos/as-futuros/as professores/as. Foca-se no próprio discurso dos participantes, alunos/as a frequentar um mestrado profissionalizante para o ensino, numa escola superior de educação do nordeste português, com o objetivo de compreender como eles/elas percepcionam a sua evolução como pessoas e como profissionais. A partir das categorias da Target Language Observation Scheme (TALOS), o estudo procede à análise de conteúdo das reflexões produzidas sobre três aulas observadas e desvela o autorretrato da prática profissional que nelas transparece. Na análise dos
dados relativos à reflexão de seis alunos/as formandos/as, destacam-se, em primeiro lugar, pontos fortes e aspetos a melhorar evidenciados em cada momento de reflexão, dissecando-os em função de oito categorias TALOS: (1) Adequação do discurso ao público: clareza e concisão; (2) O tempo de fala comparado com o tempo de fala das crianças; (3) Explicitação da estrutura da aula: facilitação do seguimento dos passos da aula pelo(à) supervisor(a), o(a) colega de estágio e as crianças; (4) Orientações dadas relativamente às tarefas: clareza das tarefas propostas às crianças; (5) Iniciativa na resolução de problemas: encorajamento das crianças à autocorreção autónoma ou colaborativa; promoção da negociação; (6) Comentários e perguntas personalizadas: uso dos nomes das crianças, relevância face ao conhecimento/experiência anterior das mesmas; (7) Reforço positivo: elogio, recompensa, encorajamento; e, (8) Ritmo: gestão do tempo em função
dos objetivos da aula, da dificuldade que sentiu na preparação e abordagem dos conteúdos. Constata-se um processo de aperfeiçoamento das capacidades de observação e de autoobservação dos sujeitos do estudo. Evidenciam-se diferenças nas perceções que os/as alunos/as tinham sobre eles/as no início do processo e no final, diferenças essas que resultam de mudanças operadas ao longo do processo formativo relativamente às suas formas de ser, estar e agir. O facto de assumirem a praxis como uma ação complexa favoreceu o aprofundamento da reflexividade e tornou-os mais abertos a novas possibilidades de ação.
The study focuses on the discourse of six trainees to attend
a professional master's degree in teaching and aims to
understand how these future teachers perceive their
evolution as people and as professionals. From the Target
Language Observation Scheme (TALOS) categories, the
study analyses the content of the reflections produced on
three observed classes and reveals the self-portrait of the
professional practice that transpires in them. In the
analysis of the data on the reflection, we highlight, firstly,
strengths and aspects to improve evidenced at each
moment of reflection, dissecting them according to eight
TALOS categories