Professores em formação: docência integrada e trabalho colaborativo
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Neste artigo pretendemos dar conta dos resultados de um estudo realizado no âmbito do doutoramento. Este sustentase
na prática de ensino integrado e nas relações que se estabelecem entre sujeitos, nomeadamente, professores no
exercício da profissão (mas com uma colocação administrativa) e formadores e coordenadores dos Programas de
Formação Contínua. A questão de partida foi: em que medida os Programas Nacionais de Formação Contínua promovem
a colaboração entre professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a prática de um ensino integrado? Perante este
problema, outras questões se afiguraram pertinentes para a orientação, conjugação e análise dos dados recolhidos
através de entrevista e que nos orientaram no seu processo de categorização. Os resultados emergentes do discurso
dos colaboradores entrevistados apontam para uma parca formação (inicial e contínua) relativamente à prática de um
ensino integrado e participado, salientando os constrangimentos da compartimentação disciplinar e as contingências do
trabalho colaborativo.