Qualidade do ensino na licenciatura em educação básica: Perspetivas dos/as estudantes
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
A Licenciatura em Educação Básica (LEB) constitui uma etapa essencial no processo de formação
inicial dos/as professores/as e dos/as educadores/as, complementada pelo prosseguimento de estudos
para os mestrados profissionalizantes para o ensino. A avaliação dos cursos para acreditação, pelo
Conselho de Administração da Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior (A3ES),
tem sido uma exigência assumida pelas instituições do ensino superior (IES), envolvendo a participação ativa dos/as docentes e dos/as estudantes em processos de autoavaliação enquanto potenciais
geradores da melhoria da qualidade do ensino. Conscientes da necessidade de avaliação permanente do
curso, com esta comunicação as docentes da Comissão de Curso da LEB, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança (ESE-IPB) ainda em funções no ano letivo de 2018/2019,
pretendem divulgar a análise comparativa dos resultados do estudo que têm realizado nos últimos anos
letivos, relativamente à perceção dos/as estudantes do 3.º ano do curso da LEB, quanto ao ano que
frequentam e que inclui também os dois anos anteriores. A metodologia utilizada é predominantemente
qualitativa e procedemos à análise descritiva e comparativa de dados. O estudo pretende conhecer a
perceção dos/as estudantes num período compreendido entre os anos letivos 2016/2017 e 2018/2019.
Num primeiro momento do estudo, já publicado, centramo-nos na análise dos dados recolhidos no ano
letivo de 2016/2017. Num segundo momento, nos anos letivos de 2017/2018 e de 2018/2019, voltamos
a recorrer à aplicação do mesmo inquérito por questionário, enquanto instrumento de recolha de dados,
elaborado para o efeito, e com a intencionalidade de comparar os resultados obtidos. Com base nos dados já recolhidos podemos adiantar que os/as estudantes continuam a manifestar uma opinião positiva
quanto à organização do curso e manifestam uma opinião positiva dos professores/as, com particular
destaque para os principais resultados de aprendizagem percecionados e alcançados ao longo do curso.
Comparativamente, os/as estudantes manifestam uma atitude crítica, com propostas/sugestões que
suscitam a reflexão sobre a articulação e a melhoria das práticas docentes.
A Licenciatura em Educação Básica (LEB) constitui uma etapa essencial no processo de formação inicial dos/as professores/as e dos/as educadores/as, complementada pelo prosseguimento de estudos para os mestrados profissionalizantes para o ensino. A avaliação dos cursos para acreditação, pelo Conselho de Administração da Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior (A3ES) tem sido uma exigência assumida pelas instituições do ensino superior (IES), envolvendo a participação ativa dos/as docentes e dos/as estudantes em processos de autoavaliação enquanto potenciais geradores da melhoria da qualidade do ensino. Conscientes da necessidade de avaliação permanente do curso, com esta comunicação as docentes da Comissão de Curso da LEB, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança (ESE-IPB) ainda em funções no ano letivo de 2018/2019, pretendem divulgar a análise comparativa dos resultados do estudo que têm realizado nos últimos anos letivos, relativamente à perceção dos/as estudantes do 3.º ano do curso da LEB, quanto ao ano que frequentam e que inclui também os dois anos anteriores. A metodologia utilizada é predominantemente qualitativa e procedemos à análise descritiva e comparativa de dados. O estudo pretende conhecer a perceção dos/as estudantes num período compreendido entre os anos letivos 2016/2017 e 2018/2019. Num primeiro momento do estudo, já publicado, centramo-nos
na análise dos dados recolhidos no ano letivo de 2016/2017. Num segundo momento, nos anos letivos de 2017/2018 e de 2018/2019, voltamos a recorrer à aplicação do mesmo inquérito por questionário, enquanto instrumento de recolha de dados, elaborado para o efeito, e com a intencionalidade de comparar os resultados obtidos. Com base nos dados já recolhidos podemos adiantar que os/as estudantes continuam a manifestar uma opinião positiva quanto à organização do curso e manifestam uma opinião positiva dos professores/as, com particular destaque para os principais resultados de aprendizagem percecionados e alcançados ao longo do curso. Comparativamente, os/as estudantes manifestam uma atitude crítica, com propostas/sugestões que suscitam a reflexão sobre a articulação e a melhoria das práticas docentes.
The Basic Education Degree (LEB) is an essential step in the initial training process for
teachers and educators, complemented by the continuation of studies for professional
master's degrees for teaching. The evaluation of courses for accreditation by the Board of
Directors of the Higher Education Evaluation and Accreditation Agency (A3ES), has
been a requirement assumed by higher education institutions (HEIs), involving the active
participation of teachers and / students in self-assessment processes as potential
generators for improving the quality of teaching. Aware of the need for permanent
evaluation of the course, with this communication the teachers of the LEB Course
Committee, of the Higher School of Education, of the Polytechnic Institute of Bragança
(ESE-IPB) still working in the 2018/2019 academic year, intend to disclose the
comparative analysis of the results of the study that they have carried out in the last
academic years, in relation to the perception of the students of the 3rd year of the LEB
course, regarding the year they attend and which also includes the previous two years.
The methodology used is predominantly qualitative and we carry out descriptive and
comparative data analysis. The study intends to know the students' perception in a period
between the academic years 2016/2017 and 2018/2019. In a first moment of the study,
already published, we focus on the analysis of data collected in the academic year
2016/2017. In a second moment, in the academic years 2017/2018 and 2018/2019, we
again resort to the application of the same survey by questionnaire, as a data collection
instrument, designed for this purpose, and with the intention of comparing the results
obtained. Based on the data already collected, we can say that students continue to
express a positive opinion about the organization of the course and express a positive
opinion of teachers, with particular emphasis on the main learning results perceived and
achieved throughout the course. Comparatively, students demonstrate a critical attitude,
with proposals/suggestions that give rise to reflection on the articulation and
improvement of teaching practices.