Práticas contextualizadas em educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: Análise de um percurso formativo Conference Paper uri icon

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  • A nossa comunicação incide na reflexão da ação educativa desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança. Pretende-se atender à importância da Pratica de Ensino Supervisionada para a construção da profissionalidade docente, salientando-se as competências adquiridas e as dificuldades sentidas perante os desafios que a sociedade atual coloca à formação inicial de educadores/professores. Os dados recolhidos ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, e que se expressam, no trabalho escrito, em formato de experiências de ensino aprendizagem, sustentadas em notas de campo e registos fotográficos, serviram-nos para a realização de uma análise descritiva e interpretativa de algumas das realidades vivenciadas, permitindo-nos ainda contextualizar e valorizar a nossa ação pedagógica e as contribuições de cada criança, as suas ideias e os seus interesses. Neste processo formativo e de interação destacamos a importância do contexto como palco da ação da criança e da reflexão/avaliação como determinantes para a promoção de práticas educativas de qualidade.
  • Este texto incide na reflexão acerca da ação educativa desenvolvida em contexto de Educação PréEscolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada integrada num curso de mestrado que habilita para estes dois níveis educativos. Procura-se atender aos contributos da Prática de Ensino Supervisionada para a construção da profissionalidade docente, salientando as competências promovidas e as dificuldades sentidas perante os desafios que, na atualidade, se colocam à formação e à intervenção de educadores/professores. Para a recolha de dados recorremos a notas de campo e registos fotográficos que nos permitiram proceder a uma análise descritiva e interpretativa do processo de aprendizagem em que nos envolvemos. Possibilitaram-nos, ainda, aceder a uma melhor compreensão dos contributos que a assunção de uma atitude investigativa sobre a prática educativa pode proporcionar para a formação e desenvolvimento das crianças, dos profissionais e dos contextos. Neste processo formativo e investigativo destaca-se a importância da reflexão/avaliação na construção de práticas educativas de qualidade.

publication date

  • January 1, 2015