Práticas contextualizadas em educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: Análise de um percurso formativo
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resumo
Este texto incide na reflexão acerca da ação educativa desenvolvida em contexto de Educação PréEscolar
e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada
integrada num curso de mestrado que habilita para estes dois níveis educativos. Procura-se atender
aos contributos da Prática de Ensino Supervisionada para a construção da profissionalidade docente,
salientando as competências promovidas e as dificuldades sentidas perante os desafios que, na atualidade,
se colocam à formação e à intervenção de educadores/professores. Para a recolha de dados recorremos
a notas de campo e registos fotográficos que nos permitiram proceder a uma análise descritiva e
interpretativa do processo de aprendizagem em que nos envolvemos. Possibilitaram-nos, ainda, aceder
a uma melhor compreensão dos contributos que a assunção de uma atitude investigativa sobre a prática
educativa pode proporcionar para a formação e desenvolvimento das crianças, dos profissionais e dos
contextos. Neste processo formativo e investigativo destaca-se a importância da reflexão/avaliação na
construção de práticas educativas de qualidade.