selected publications
-
academic article
- Training and professional skills for teaching in basic education. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). 15:75-91. 2022
- Influência(s) da pandemia na formação inicial de professores: O caso dos estágios pedagógicos 2021
- Contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. 22:301-321. 2020
- Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento. EduSer. 9:71-79. 2017
- Perceções de educadores cooperantes sobre o processo supervisivo. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 183-187. 2015
- A avaliação na educação pré-escolar: alguns dilemas e perspectivas. EduSer. 111-124. 2003
-
book
-
chapter
- Valorização de competências na formação inicial de professores: um estudo exploratório. 185-196. 2023
- Práticas de educação não-escolar: Perceções dos estudantes sobre as atividades de iniciação à prática profissional. 471-476. 2020
- A supervisão pedagógica enquanto processo colaborativo de formação profissional. 147-163. 2019
- Educação não-formal: contextos e práticas na formação inicial de professores. 480-500. 2019
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão. 93-128. 2019
- Pedagogical supervision as a collaborative process of vocational training. 97-111. 2018
- A formação em educação de infância: um tempo (re)fundador do perfil de desempenho. 595-599. 2014
- A formação em educação de infância: um tempo (re)fundador do perfil de desempenho.In P. Membiela, N. Casado, & M. I. Cebreiros (Eds.), Investigaciones en el contexto universitario actual Investigacións no contexto universitario actual 2014
- Educação de Infância como tempo fundador: repensar a formação de educadores para uma ação educativa integrada. 115-135. 2014
- Educação de Infância como tempo fundador: repensar a formação de educadores para uma ação educativa integrada. IN I. Sá-Chaves (Coord.), Educar, investigar e formar. Novos saberes 2014
- Formação para a docência: refletindo sobre os processos supervisivos. 625-629. 2014
- Formação para a docência: refletindo sobre os processos supervisivos. In M. Membiela, N. Casado, & M. Isabel Cebreiros (Eds.), Investigaciones en el contexto universitario actual Investigacións no contexto universitario actual 2014
- Educação pré-escolar: novas concepções de formação para contextos sociologicamente instáveis e pouco previsíveis. 69-81. 2011
-
conference paper
- PROMOTING CULTURAL DIVERSITY(IES) WITH CHILDREN: ACCOUNTS OF LEARNING EXPERIENCES IN THE EDUCATION CONTEXT. 1-1. 2022
- THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DURING THE LOCKDOWN: NARRATIVES OF FUTURE TEACHERS. 1-1. 2022
- SCHOOL SUCCESS: CONCEPT, FACTORS AND STRATEGIES. 10356-10362. 2022
- Conceções dos educadores/professores sobre a operacionalização da abordagem multinível em tempos de pandemia. 356-366. 2022
- Crenças, saberes e práticas de professores: investigar para transformar. 45-45. 2022
- O(s) desafio(s) da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento: Modus vivendi na educação básica. 252-253. 2022
- Influência(s) da pandemia na formação inicial de professores: O caso dos estágios pedagógicos. 1485-1497. 2021
- Atividades lúdico-motoras e autoperceção de competência física de crianças em contexto educativo. 220-220. 2020
- Competências docentes em construção: teoria e prática. 293-294. 2020
- Desenvolvimento de competências na formação inicial: teoria versus prática. 213-213. 2020
- Discurso dos professores: avaliação dos alunos e reflexão sobre a ação educativa. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 228-228. 2020
- Estudo sobre crenças, saberes e práticas de docentes: fundamento concetual. 62-62. 2020
- Supervisão pedagógica: contributos para a formação inicial de professores. 73-75. 2020
- A (in) visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores. 160-161. 2019
- A (in)visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores. 2191-2202. 2019
- A avaliação na formação inicial de professores: percepções e práticas. 158-158. 2019
- A avaliação na formação inicial de professores: perceções e práticas. 2064-2075. 2019
- A educação não formal: contributo do(s) olhar(es) das crianças. 111-112. 2019
- Atividades educativas não formais: experiências e representações de crianças e professores. 138-138. 2019
- Autoperceção de competência e componente lúdico-motora em experiências de ensino aprendizagem em contexto pré-escolar. 359-360. 2019
- Construindo representações do mundo: análise de uma experiência pedagógica com crianças. IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 192-192. 2019
- Helen Keller: pensadores ao longo da história 2019
- Iniciação à prática profissional em contextos não-formais. 132-132. 2019
- Práticas de educação não-escolar: perceções dos estudantes sobre as atividades de iniciação à prática profissional. 18-18. 2019
- Educação para o desenvolvimento na formação de professores: a perceção dos estudantes. 238-238. 2018
- Práticas promotoras de educação literária na educação de infância e contexto familiar. 192-192. 2018
- Trabalhando a relação entre a leitura literária e leitura científica em contexto de jardim de infância. 117-117. 2018
- Educação para o Desenvolvimento na ESEB 2017
- Envolvimento e participação na cidadania global: reflexos da formação. 232-250. 2017
- Escrever... como e para quê - práticas e conceções de crianças sobre escrita. 105-105. 2017
- Formação para a docência: cruzando perspetivas. 373-374. 2017
- Formação para a docência: trajeto(s) a partir de Bolonha. II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. 140-147. 2017
- Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento 2017
- Atividades para o desenvolvimento da consciência fonológica: discriminação e manipulação de rimas. 127-127. 2016
- Educadores de infância cooperantes: perceções sobre o processo de supervisão. 163-163. 2016
- Educação para o desenvolvimento e cidadania: um estudo no ensino superior. 195-195. 2016
- O lúdico como estratégia educativa em contexto pré-escolar. 2541-2549. 2016
- Palavras que viajam com a cidadania: materiais pedagógicos de apoio a ações de educação para o desenvolvimento 2016
- Educação para a Cidadania no Ensino Superior: da (trans)formação à ação. 346-352. 2015
- Perceções de educadores cooperantes sobre o processo supervisivo. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 465-466. 2015
- Práticas contextualizadas em educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: Análise de um percurso formativo. 126-126. 2015
- A Prática de Ensino Supervisionada em contexto pré-escolar: uma experiência de intervenção colaborativa 2014
- Formação e intervenção em educação de infância: contributos para repensar as politicas e práticas formativas. 389-390. 2014
- Formação profissional para a docência: um caso em estudo. 177-178. 2014
- Representações dos alunos acerca da iniciação à prática profissional: um balanço após Bolonha. 443-460. 2014
- Aprender ao longo da vida: um abrir de fronteiras para o desenvolvimento humano sustentado. 388-388. 2013
- As TIC na educação pré-escolar: refletindo sobre a construção de saberes. 11-11. 2013
- As finalidades da educação pré-escolar: visão dos educadores e dos pais das crianças. 24-24. 2013
- Educação de infância e família: desafios para uma ação educativa integrada. 126-126. 2013
- Educação de infância: um tempo (re)fundador das interações instituição (pré)escolar/família. 9-9. 2013
- Educação e Formação em Educação de Infância: contributos da investigação para repensar as práticas. 146-146. 2013
- Habilitação profissional para a docência: um balanço sobre os novos processos formativos. 148-148. 2013
- Iniciação à prática profissional na atual formação para a docência: o que pensam os alunos?. 1305-1315. 2013
- Novo modelo de formação para a docência: que apreciação?. 336-336. 2013
- Importância do brincar em contexto pré-escolar: representações de educadores e de pais 2012
- Representações dos alunos acerca da iniciação à prática profissional: um balanço após Bolonha. 60-60. 2012
- A educação de infância como tempo fundador: novos desafios para uma acção integrada de pais e educadores 2009
- A educação de infância como tempo fundador: para uma visão integrada e coerente da acção educativa 2008
- Competências na formação inicial do educador de infância-professor 2005
- Competências na formação inicial do educador de infância-professor: entre práticas e representações 2005
-
document
- Influência(s) da pandemia na formação inicial de professores: O caso dos estágios pedagógicos. 81-82. 2021
- Competências docentes em construção: Teoria e prática. 293-294. 2020
- Desenvolvimento de competências na formação inicial: teoria versus prática. 213-213. 2020
- Estudo sobre crenças, saberes e práticas de docentes: fundamento concetual. 62-62. 2020
- Supervisão pedagógica: Contributos para a formação inicial de professores. 73-75. 2020
- A (in)visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores. 160-161. 2019
- A educação não formal: contributo do(s) olhar(es) das crianças. 111-112. 2019
- Práticas de educação não-escolar: Perceções dos estudantes sobre as atividades de iniciação à prática profissional. 18-19. 2019
- Atividades educativas não formais: Experiências e representações de crianças e professores. 138-138. 2019
- A avaliação na formação inicial de professores: Perceções e práticas. 158-158. 2019
- Autoperceção de competência e componente lúdico-motora em experiências de ensino aprendizagem em contexto pré-escolar. 359-360. 2019
- Iniciação à prática profissional em contextos não-formais. 132-132. 2019
- Autoperceção de competência e componente lúdico-motora em experiências de ensino aprendizagem em contexto pré-escolar 2018
- Trabalhando a relação entre a leitura literária e leitura científica em contexto de jardim de infância. 117-117. 2018
- Educação para o Desenvolvimento na ESEB 2017
- Escrever... como e para quê - práticas e conceções de crianças sobre escrita. 105-105. 2017
- Atividades para o desenvolvimento da consciência fonológica: discriminação e manipulação de rimas. 127-127. 2016
- As TIC na educação pré-escolar: refletindo sobre a construção de saberes. 11-11. 2013
- Educação de infância: um tempo (re)fundador das interações instituição (pré)escolar/família. 9-9. 2013
- Educação e Formação em Educação de Infância: contributos da investigação para repensar as práticas. 146-147. 2013
- Habilitação profissional para a docência: um balanço sobre os novos processos formativos. 148-148. 2013
- Novo modelo de formação para a docência: que apreciação?. 336-337. 2013
-
journal article
- LEARNING AND OCCUPATION OF CHILDREN'S LEISURE TIME: CRISSCROSSING SCHOOL AND NON-SCHOOL EDUCATION. Edulearn Proceedings. 9249-9249. 2022
- Formação e competências profissionais para a docência na educação básica. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). 75-91. 2022
- Contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. 301-321. 2020
- Formação para a docência: cruzando perspetivas. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 443-447. 2017
- Palavras que viajam com a cidadania: promoção da educação para o desenvolvimento. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 022-26. 2015
- Perceptions of cooperating educators on the supervisory process. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 183-187. 2015
- A avaliação na educação pré-escolar: alguns dilemas e perspectivas. EduSer. 111-124. 2003