Práticas promotoras de educação literária na educação de infância e contexto familiar
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A leitura de obras da literatura para a infância, reconhecendo-a como literatura de pleno direito, é fundamental para o desenvolvimento holístico da criança. As instituições de educação de infância são chamadas a desenvolver uma ação, consciente e responsável, na promoção de hábitos de leitura, respondendo à necessidade de uma educação literária de qualidade. Tal não se pode fazer sem uma profunda e profícua interação com as famílias. Esta comunicação centra-se nesta problemática, dando conta dos resultados de um estudo desenvolvido em contexto de creche e de jardim de infância, no âmbito da prática de ensino supervisionada de um curso de mestrado em educação pré-escolar, e contou com a colaboração dos pais/família das crianças dos grupos com os quais se trabalhou. Trata-se de um estudo que se desenvolveu com base numa metodologia de natureza qualitativa e que teve como principais objetivos (i) compreender as conceções dos pais/familiares acerca da leitura e (ii) analisar as práticas de leitura em contexto familiar, dando particular destaque à leitura de obras literárias. Fez-se uma recolha de dados através da inquirição por questionário, aplicado aos pais/família. Estes dados foram cruzados com informação recolhida ao longo da intervenção pelo registo de notas de campo e pela escrita de um diário de bordo. Com base nos resultados, problematiza-se a possibilidade de elaboração de um perfil de boas práticas de leitura literária em contexto familiar, organizado em cinco dimensões: (i) frequência de leitura; (ii) diversidade e qualidade; (iii) modo de ler; (iv) interação família-escola; (v) conceções do núcleo familiar. Além disso, a análise dos dados evidencia que há uma grande prevalência de leitura de narrativas literárias (em detrimento de obras de outros modos literários), e que, apesar do reconhecimento da importância da leitura de obras literárias, os pais revelam dificuldade na seleção de obras de qualidade.