Discurso dos professores: avaliação dos alunos e reflexão sobre a ação educativa Conference Paper uri icon

abstract

  • Este trabalho analisa as perceções de um grupo de professores do 1.o CEB, que participa no projeto-piloto “Prevenir para Melhorar Vinhais”, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, cuja entidade adjudicante é o Município de Vinhais, sobre os processos de avaliação dos seus alunos e a forma como documentam a ação educativa que desenvolvem e como refletem sobre ela. Estes dados foram recolhidos na fase de diagnóstico do projeto e permitiram à equipa aceder às perceções do grupo sobre diversas temáticas relacionadas com os princípios, valores, organização e gestão pedagógica do agrupamento de escolas. Recorreu-se à realização de um focus group, enquanto técnica de recolha de dados que sustenta a aproximação entre investigadores e participantes, permitindo aceder a um corpus discursivo, em que práticas e significados são entendidos de forma interrelacionada, no contexto onde eles ocorrem e de acordo com os princípios do círculo hermenêutico (o texto, a pessoa, os acontecimentos e a cultura) na tentativa de compreender o fenómeno como um todo. A entrevista em grupo foi usada como um meio de aceder às perceções dos participantes e como um momento de tomada de consciência sobre as suas visões. O processo foi precedido pela construção de um guião de questões abertas, desenhado de forma a obter dados que pudessem ser descritos e analisados dando sentido às experiências e significados dos participantes. Deste processo resultou um sistema de categorias sobre os temas enunciados a priori no guião. Neste estudo, interpretam-se apenas as ideias e práticas dos professores sobre a forma como concebem, entendem e realizam a avaliação dos alunos, bem como sobre os processos que usam para documentarem a sua ação educativa e para sobre ela refletirem. Da análise dos dados, emergem três categorias quer no tema “planeamento, documentação e avaliação” quer no tema “monitorização e avaliação da atividade docente”. Salienta-se que os professores valorizam uma aprendizagem holística, embora se evidenciem dificuldades na articulação entre os processos de planeamento, documentação e avaliação dos seus alunos. Discursivamente focam a importância da avaliação contínua, embora os processos de avaliação enunciados revelem, essencialmente, a avaliação enquanto processo de classificação. Salienta-se, ainda, a necessidade de desenvolver práticas de documentação e de reflexão acerca da ação educativa.
  • Este trabalho analisa as perceções de um grupo de professores do 1.º CEB, que participa no projeto-piloto “Prevenir para Melhorar Vinhais”, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, cuja entidade adjudicante é o Município de Vinhais, sobre os processos de avaliação dos seus alunos e a forma como documentam a ação educativa que desenvolvem e como refletem sobre ela. Estes dados foram recolhidos na fase de diagnóstico do projeto e permitiram à equipa aceder às perceções do grupo sobre diversas temáticas relacionadas com os princípios, valores, organização e gestão pedagógica do agrupamento de escolas. Recorreu-se à realização de um focus group, enquanto técnica de recolha de dados que sustenta a aproximação entre investigadores e participantes, permitindo aceder a um corpus discursivo, em que práticas e significados são entendidos de forma interrelacionada, no contexto onde eles ocorrem e de acordo com os princípios do círculo hermenêutico (o texto, a pessoa, os acontecimentos e a cultura) na tentativa de compreender o fenómeno como um todo. A entrevista em grupo foi usada como um meio de aceder às perceções dos participantes e como um momento de tomada de consciência sobre as suas visões. O processo foi precedido pela construção de um guião de questões abertas, desenhado de forma a obter dados que pudessem ser descritos e analisados dando sentido às experiências e significados dos participantes. Deste processo resultou um sistema de categorias, sobre os temas enunciados a priori no guião. Neste estudo, interpretam-se apenas as ideias e práticas dos professores sobre a forma como concebem, entendem e realizam a avaliação dos alunos, bem com sobre os processos que usam para documentarem a sua ação educativa e para sobre ela refletirem. Da análise dos dados, emergem três categorias quer no tema “planeamento, documentação e avaliação” quer no tema “monitorização e avaliação da atividade docente”. Salienta-se que os professores valorizam uma aprendizagem holística, embora se evidenciem dificuldades na articulação entre os processos de planeamento, documentação e avaliação dos seus alunos. Discursivamente focam a importância da avaliação contínua, embora os processos de avaliação enunciados revelam, essencialmente, a avaliação enquanto processo de classificação. Salienta-se ainda a necessidade de desenvolver práticas de documentação e de reflexão acerca da ação educativa.
  • This piece of research analyzes the perceptions of a group of teachers of the 1st Cycle of Basic Education about the way they evaluate their pupils and how they document their educational action, and how they reflect on it. These teachers are participating in a pilot- project titled “Prevent to Improve Vinhais”, within the framework of the Integrated and Innovative Plan to Combat School Failure of the Intermunicipal Community of The Lands of Trás-os-Montes. The data were collected in the diagnostic phase of the project and allowed the team to access to the group's perceptions on several issues related to the principles, values, organization and pedagogical management of the School Center. A focus group was used, to collect data and to improve the interaction between researchers and participants. The discursive corpus for the analyses emerged from the context where it occurs, allowing to understand practices and meanings interrelatedly. The technique was based on the principles of the hermeneutic circle (the text, the person, the events and the culture). It contributes to understand the phenomenon as a whole. The focus group was used to access to participants' perceptions and also to build awareness about their visions. A script of open questions was designed in order to obtain data. This process resulted in a system of categories, on the themes structured a priori. In this study, authors interpret only the ideas and practices of the teachers about how they conceive, understand and performed the evaluation of pupils, as well as about the processes they use to document their educational action and to reflect on it. From data analysis, three categories emerge both in the theme “planning, documentation and evaluation” and in the theme “monitoring and evaluation of teaching activity”. It should be noted that teachers value holistic learning, although difficulties emerged regarding the integration of planning, documentation and evaluation of the pupils. They focus on the importance of continuous evaluation, although the evaluation processes set out highlight essentially the evaluation as a classificatory process. It also stresses the need to develop documentation and to make a deeply reflection about their practices.

publication date

  • January 1, 2020