A avaliação na formação inicial de professores: perceções e práticas Conference Paper uri icon

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  • Reconhecendo o valor que a formação inicial assume na construção da profissionalidade docente e o papel que, nela, se atribui à prática de ensino supervisionada equaciona-se no estudo que se apresenta o modo como se organiza a avaliação desse processo. Pretende-se, assim, aprofundar o conhecimento sobre as diferentes dimensões que caraterizam a avaliação do desempenho profissional (DP) dos estudantes em articulação com os princípios orientadores da formação. Do ponto de vista metodológico o estudo centra-se sobre um grupo/turma que se encontra a frequentar o mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico, numa escola superior de educação do nordeste de Portugal. Para a recolha de dados recorreu-se à análise documental (guiões e fichas de avaliação e reflexões incluídas nos dossiês de estágio) e à inquirição através de um inquérito por questionário aos estudantes. Os resultados apontam para a valorização de práticas de avaliação que abrangem as várias dimensões de intervenção do educador/professor, evidenciando proximidade ao previsto nos perfis de DP do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico. Relevam-se também alguns constrangimentos, destacando a falta de tempo para o desenvolvimento desse processo e a necessidade de formação no âmbito da avaliação. Sublinham-se os contributos do estudo para refletir e melhorar as práticas de avaliação.

publication date

  • January 1, 2019