Educação de infância e família: desafios para uma ação educativa integrada
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A presente comunicaçao inscreve-se no processo de reflexão acerca das dinâmicas de
interação a promover entre a família e a instituição (pré)escolar para que as crianças possam experienciar um projeto formativo integrado e potencialmente facilitador da construção de saberes considerados fundamentais para uma cidadania e aprendizagem bem-sucedidas ao longo da vida. Refere-se a um estudo em que um dos seus principais objetivos consistiu em analisar as representações dos educadores e dos pais/família acerca das aprendizagens a realizar pelas crianças em idade pré-escolar e das estratégias, de apoio e de formação, para desenvolvê-las.
Quanto ao quadro te6rico-concetual de referencia, sublinha-se 0 papel e mutua
complementaridade que cabe assumir por cada um dos dois contextos, (pré)escol ar e familiar, mobilizando e articulando esforços para que as crianças usufruam de oportunidades educativas facilitadoras do seu bem-estar e progressão nos vários domínios de aprendizagem. Releva-se, assim, uma perspetiva que englobe a dimensão formal, não formal e informal da ação educativa.
Do ponto de vista metodológico, o estudo inscreve-se numa abordagem de natureza
qualitativa e, para recolha de dados, foram utilizados métodos mistos, tendo sido inquiridos por questionário 229 educadores de infância e 1340 pais/família e, por entrevista, 6 membros de conselhos executivos de Agrupamentos de Escolas, do distrito de Bragança.
A presente comunicação inscreve-se no processo de reflexão acerca das dinâmicas de interação a promover entre a família
e a instituição (pré) escolar para que as crianças possam experienciar um projeto formativo integrado e potencialmente
facilitador da construção de saberes considerados fundamentais para uma cidadania e aprendizagem bem sucedidas ao
longo da vida. Refere-se a um estudo em que um dos seus principais objetivos consistiu em analisar as representações dos
educadores e dos pais/família acerca das aprendizagens a realizar pelas crianças em idade pré-escolar e das estratégias
para desenvolvê-las. Ao nível do quadro teórico-concetual sublinha-se o papel e complementaridade mútua que cabe
assumir a cada um dos dois contextos, (pré) escolar e familiar, devendo mobilizar e articular esforços para que as crianças
usufruam de oportunidades educativas potencialmente facilitadoras do seu bem-estar e progressão nos vários domínios de
aprendizagem. Releva-se, assim, uma perspetiva que englobe a dimensão formal, não formal e informal da ação educativa.
Do ponto de vista metodológico, o estudo inscreve-se numa abordagem de natureza qualitativa e, para recolha de dados,
foram utilizados métodos mistos, tendo sido inquiridos por questionário 229 educadores de infância e 1340 pais/família e
por entrevista 6 membros de conselhos executivos de Agrupamentos de Escolas, do distrito de Bragança. Os resultados
relevam que a construção de um ambiente educativo facilitador do desenvolvimento de saberes básicos, pressupõe relação,
coerência, complementaridade e articulação entre os dois contextos educativos. Permitem, ainda, perceber a necessidade
de promover esforços para o esbatimento de fronteiras entre os dois contextos e que se criem dinâmicas de interação
gratificantes do ponto de vista da aprendizagem, desenvolvimento e realização de todos os intervenientes, crianças e
adultos. Importa sublinhar, sem esquecer que se trata de representações expressas, os contributos das perspetivas e
sugestões apontadas para dar continuidade aos processos de desenvolvimento dos diferentes participantes no processo
educativo.