Construindo representações do mundo: análise de uma experiência pedagógica com crianças
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O desenvolvimento de competências literácitas das crianças, apesar do caminho percorrido nas últimas décadas, continua a ser uma das questões centrais da educação. São vários os estudos (PISA, PIRLS, TIMSS) que evidenciam a necessidade de um grande investimento no desenvolvimento de competências essenciais, nomeadamente as que se referem à compreensão leitora, ao pensamento matemático e ao conhecimento científico. Trata-se de um processo que se deve iniciar precocemente, reconhecendo-se o papel que a educação de infância desempenha na formação holística da criança. O trabalho que se apresenta reporta-se a uma experiência pedagógica vivida com um grupo de crianças de 4 e 5 anos de idade, no âmbito da componente de estágio da Prática de Ensino Supervisionada. Trata-se da apresentação e análise de um breve percurso de aprendizagem que, devidamente contextualizado e articulado com o projeto educativo, se desenvolveu a propósito da viagem dos Reis Magos, tendo como tópico aglutinador as representações elaboradas pelas crianças do planeta Terra. Esta experiência decorreu no âmbito de uma intervenção pedagógica (integradora de investigação em contexto) centrada na problemática da articulação entre leitura literária e leitura científica. Assim, partiu-se da leitura literária e promoveu-se um processo partilhado de pesquisa em fontes de natureza científica (nomeadamente enciclopédias). Em termos metodológicos, este artigo assume uma natureza descritiva, apresentando dados recolhidos da prática pedagógica e procedendo a uma análise crítica desses dados. Salienta-se a importância da documentação das atividades realizadas pelas crianças, valorizando os percursos e os processos de aprendizagem. O desenho constitui-se como uma das formas privilegiadas para as crianças comunicarem as suas conceções. A intencionalidade de proceder à documentação do processo pedagógico permitiu a recolha de desenhos em que as crianças se envolveram na tarefa de representar o planeta Terra. Estas representações ocorreram em dois momentos diferentes: no início do percurso de aprendizagem (procurando dar voz às conceções prévias das crianças) e num momento final (depois das tarefas de pesquisa colaborativa a partir da leitura de documentação científica). A análise destes desenhos permite verificar alterações nas representações do nosso planeta que evidenciam aprendizagens significativas no âmbito do conhecimento do mundo e da valorização da (sua) multiculturalidade.
O desenvolvimento de competências literácitas das crianças, apesar do caminho percorrido nas últimas décadas, continua a ser uma das questões centrais da educação. São vários os estudos (PISA, PIRLS, TIMSS) que evidenciam a necessidade de um grande investimento no desenvolvimento de competências essenciais, nomeadamente as que se referem à compreensão leitora, ao pensamento matemático e ao conhecimento científico.Trata-se de um processo que se deve iniciar precocemente,reconhecendo-se o papel que a educação de infância desempenha na formação holística da criança. A comunicação que se apresenta reporta-se a uma experiência pedagógica vivida com um grupo de crianças de 5 anos de idade,no âmbito da componente de estágio da Prática de Ensino Supervisionada.Trata-se da apresentação e análise de um breve percurso de aprendizagem que, devidamente contextualizado e articulado com o projeto educativo, se desenvolveu a propósito da viagem dos Reis Magos, tendo como tópico aglutinador as representações elaboradas pelas crianças do planeta Terra. Esta experiência decorreu no âmbito de uma intervenção pedagógica (integradora de investigação em contexto) centrada na problemática da articulação entre leitura literária e leitura científica. Assim, partiu-se da leitura literária e promoveu-se um processo partilhado de pesquisa em fontes de natureza científica (nomeadamente enciclopédias). Em termos metodológicos, esta comunicação assume uma natureza descritiva, apresentando dados recolhidos da prática pedagógica e procedendo a uma análise crítica desses dados. Salienta-se a importância da documentação das atividades realizadas pelas crianças, valorizando os percursos e os processos de aprendizagem. O desenho constitui-se como uma das formas privilegiadas para as crianças comunicarem as suas conceções. A intencionalidade de proceder à documentação do processo pedagógico permitiu a recolha de desenhos em que as crianças se envolveram na tarefa de representar o planeta Terra. Estas representações ocorreram em dois momentos diferentes: no início do percurso de aprendizagem (procurando dar voz às conceções prévias das crianças) e num momento final (depois das tarefas de pesquisa colaborativa a partir da leitura de documentação científica). A análise destes desenhos permite verificar alterações nas representações do nosso planeta que evidenciam aprendizagens significativas no âmbito do conhecimento do mundo e da valorização da (sua) multiculturalidade.