Envolvimento e participação na cidadania global: reflexos da formação
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A participação constitui um princípio fundamental do Estado de direito democrático e está
presente na Constituição da República Portuguesa. É igualmente o instrumento em que
assenta o novo conceito de cidadania global. Participação e cidadania são conceitos que
estão intimamente relacionados, uma vez que ambos implicam, por um lado, envolvimento
responsável nas questões sociais e políticas e, por outro, compromisso dos cidadãos na
procura do bem comum. A prática de cidadania constitui um processo participado de
tornada consciente de decisões que envolve os cidadãos no apelo à reflexão, mas
também à ação transformadora. Nesta comunicação pretendemos discutir os resultados
de um inquérito por questionário aplicado aos alunos de uma Escola Superior de
Educação do norte do país, cujo principal objetivo visava perceber o entendimento que os
alunos, insertos nesta comunidade, têm sobre o reflexo das práticas educativas na sua
relação com a aprendizagem sobre o exercício da cidadania global. Nesta comunicação
iremos debruçar-nos na análise do domínio da participação, nomeadamente a
participação cívica e social, política e na escola. O questionário foi disponibilizado online e
obtivemos 401 respostas, de alunos de diferentes áreas de formação e em diferentes
momentos da sua formação. Dos resultados obtidos destacamos que foram encontradas
diferenças estatisticamente significativas na comparação das médias obtidas na escala
da perceçao da influência da formação para a participação em função da área de estudo
dos alunos.Os congressos, colóquios e debates são apontados como meios relevantes
para a aquisição de conhecimentos e competências no domínio da cidadania e
participação. Os dados salientam ainda a necessidade de se reforçar no processo de
ensino a concretização de atividades práticas em contextos externos à escola.
A participação constitui um princípio fundamental do Estado de direito democrático e está presente na Constituição da República Portuguesa. É igualmente o instrumento em que assenta o novo conceito de cidadania global. Participação e cidadania são conceitos que estão intimamente relacionados, uma vez que ambos implicam, por um lado, envolvimento responsável nas questões sociais e políticas e, por outro, compromisso dos cidadãos na procura do bem comum. A prática de cidadania constitui um processo participado de tomada consciente de decisões que envolve os cidadãos no apelo à reflexão, mas também à açâo transformadora. Nesta comunicação pretendemos discutir os resultados de um inquérito por questionário aplicado aos alunos de uma Escola Superior de Educação do norte do país, cujo principal objetivo visava perceber o entendimento que os alunos, insertos nesta comunidade, têm sobre o reflexo das práticas educativas na sua relação com a aprendizagem sobre o exercício da cidadania global. Nesta comunicação iremos debruçar-nos na análise do domínio da participação, nomeadamente a participação cívica e social, política e na escola. O questionário foi disponibilizado online e obtivemos 401 respostas, de alunos de diferentes áreas de formação e em diferentes momentos da sua formação. Dos resultados obtidos destacamos que foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na comparação das médias obtidas na escala da perceção da influência da formação para a participação em função da área de estudo dos alunos. Os congressos, colóquios e debates são apontados como meios relevantes para a aquisição de conhecimentos e competências no domínio da cidadania e participação. Os dados salientam ainda a necessidade de se reforçar no processo de ensino a concretização de atividades práticas em contextos externos à escola.