A (in) visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores
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A construção do conhecimento pedagógico, nos sistemas de formação do ensino superior, depende, de entre outros fatores, da forma como se trabalham os fundamentos e os conceitos ligados à Educação para o Desenvolvimento (ED) e à Educação para a Cidadania Global (ECG). Estas aprendizagens traduzem-se em documentos, expressas em planos de estudo, ou planos curriculares, que integram os programas específicos de cada Unidade Curricular (UC) e são aprovados oficialmente. Pensar um programa exige refletir sobre teorias e métodos de ensino, atendendo a pressupostos éticos, culturais, científicos, filosóficos e pedagógicos, mas também a diferentes contextos sociais e políticos que definem, sobremaneira, o modelo de ensino que se pretende para a formação inicial de professores e que acompanhe também o modelo de sociedade. O Grupo ED da Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB) tem vindo a desenvolver e a implicar-se em estudos direcionados para a disseminação de conteúdos diretamente ligados à ED/ECG. A investigação que se apresenta centra-se numa clara articulação com o Plano de Ação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) 2018-2022, bem como, com os documentos oficiais da Direção-Geral da Educação, nomeadamente o Referencial de Educação para o Desenvolvimento (RED) e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, constituindo-se este último documento num conjunto de evidências para ser implementado nas escolas públicas e privadas. A principal intencionalidade deste estudo prende-se com o contributo para a melhoria da qualidade da educação reconhecendo-se que a escola deve assumir um papel fundamental na promoção da ED/ECG. Neste sentido, consideramos que as Instituições de Ensino Superior devam desenvolver esforços para incorporarem abordagens didáticas e pedagógicas que beneficiem esse processo e se responsabilizem pela partilha com outros estabelecimentos de ensino. Numa primeira interpelação, e tendo por base os seis temas globais, a partir dos quais se propõe o tratamento progressivo, desde a educação pré-escolar até aos ensinos básico e secundário, propostos no RED, nomeadamente: i) desenvolvimento; ii) interdependências e globalização; iii) pobreza e desigualdades; iv) justiça social; v) cidadania global e vi) paz, pretende-se fazer um mapeamento das unidades curriculares (UC), especificamente nos cursos de Licenciatura em Educação Básica (LEB) e Mestrados profissionalizantes para o ensino, no sentido de perceber se existem (ou não) acostagens cuja natureza se identifique com as questões de ED/ECG. Foram analisadas 70 UC (34 obrigatórias e 36 opcionais), Recorreu-se à análise de conteúdo e os resultados indicam a necessidade de, enquanto instituição de ensino superior, refletirmos sobre os conteúdos, resultados de aprendizagem e estratégias que devem ser contemplados nos programas das UC, no sentido de dar mais responsabilidade social aos estudantes que serão, no futuro, professores, salvaguardando-se também um trabalho mais próximo com os documentos oficiais. Pensamos também que os resultados nos dão contributos para reforçar os conhecimentos e as competências dos estudantes no âmbito da ED/ECG.