A formação de professores/educadores mereceu, no âmbito do processo de Bolonha, particular atenção na
reorganização dos cursos de habilitação profissional para a docência. Em Portugal incluiu a publicação do Decreto-lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro, revogado pelo Decreto-lei n.º 79/2014, de 14 de maio, destacando-se, entre as alterações introduzidas, o aumento da duração de alguns cursos. Neste artigo relançamos um novo olhar sobre as potencialidades e fragilidades para que apontavam os resultados de um estudo que desenvolvemos aquando da saída dos primeiros profissionais habilitados segundo os princípios do diploma anterior, à luz das diretrizes que, hoje, orientam a formação.
The training of teachers educators has deserved, within the
scope of the Bologna process a particular attention when
restructuring the degrees providing a teacher’s
professional certification. In Portugal it has include Law
33/2007, 22nd February, revoked by Law 79/2014, 14th
May, special highlights being the increase of some degrees
duration. In this paper we cast a new look on the frailties
and potentialities emphasized by the results of a study we
have carried out at the time of the graduation of the first
professionals who graduated according to the principles of
the previous legislation, on the light of the mainstays that,
presently, orient said training.