Repensar a formação de educadores para uma ação educativa integradora
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Considerando os desafios e responsabilidades com
que os educadores de infância/professores hoje se
confrontam e, considerando ainda, que os avanços
científicos que vem ocorrendo nas ultimas décadas
fundamentam e alertam para a importância decisiva
que as aprendizagens realizadas na infância
assumem nos processos de desenvolvimento
subsequentes, compreende-se a urgência em
aprofundar a reflexão sobre a sua formação e
intervenção profissional
Considerando os desafios e responsabilidades com que os educadores de infância/professores hoje se confrontam e,
considerando ainda, que os avanços científicos que vêm ocorrendo nas últimas décadas fundamentam e alertam para
a importância decisiva que as aprendizagens realizadas na Infância assumem nos processos de desenvolvimento
subsequentes, compreende-se a urgência em aprofundar a reflexão sobre a sua formação e intervenção profissional.
Nesta linha e tendo em conta o importante significado que, em termos de estruturação identitária pessoal e coletiva, é
reconhecida à educação de infância, enquanto primeira etapa de educação básica e complementar da ação educativa
da família, o estudo que se apresenta, procura aprofundar a reflexão sobre a natureza dos saberes básicos a promover
na educação pré-escolar e das competências a desenvolver pelos educadores de infância para que, em articulação
com as famílias das crianças, se tornem facilitadores do seu desenvolvimento, no quadro de uma ampla perspetiva de
cidadania e de sucesso para todos.
Do ponto de vista metodológico, o estudo inscreve-se numa abordagem de natureza qualitativa, integrando
características de estudo de caso, centrado sobre os processos de formação e de intervenção dos educadores de
infância do distrito de Bragança. Na recolha de dados foram utilizados métodos mistos, tendo sido inquiridos por
questionário 229 educadores de infância e 1340 pais das crianças (ou seus representantes) e por entrevista 6
membros dos conselhos executivos dos Agrupamentos de Escolas.
Os resultados podem ser lidos no cruzamento de quatro dimensões que se prendem com as representações dos
inquiridos sobre os saberes básicos a promover na educação pré-escolar, as estratégias de intervenção para o seu
desenvolvimento, a formação e intervenção dos educadores de infância e as competências a promover na formação
dos educadores.
Integrando o estudo uma amostra extensa e situando-se num distrito marcado pela interioridade, importa reconhecer,
sem esquecer que se trata de representações expressas ao nível do discursos, sinais de atualidade das perspetivas e
das sugestões apontadas para dar continuidade aos processos de desenvolvimento integrador de todos os
participantes no processo educativo.