Repensar a formação de educadores para uma ação educativa integradora Conference Paper uri icon

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  • Considerando os desafios e responsabilidades com que os educadores de infância/professores hoje se confrontam e, considerando ainda, que os avanços científicos que vem ocorrendo nas ultimas décadas fundamentam e alertam para a importância decisiva que as aprendizagens realizadas na infância assumem nos processos de desenvolvimento subsequentes, compreende-se a urgência em aprofundar a reflexão sobre a sua formação e intervenção profissional
  • Considerando os desafios e responsabilidades com que os educadores de infância/professores hoje se confrontam e, considerando ainda, que os avanços científicos que vêm ocorrendo nas últimas décadas fundamentam e alertam para a importância decisiva que as aprendizagens realizadas na Infância assumem nos processos de desenvolvimento subsequentes, compreende-se a urgência em aprofundar a reflexão sobre a sua formação e intervenção profissional. Nesta linha e tendo em conta o importante significado que, em termos de estruturação identitária pessoal e coletiva, é reconhecida à educação de infância, enquanto primeira etapa de educação básica e complementar da ação educativa da família, o estudo que se apresenta, procura aprofundar a reflexão sobre a natureza dos saberes básicos a promover na educação pré-escolar e das competências a desenvolver pelos educadores de infância para que, em articulação com as famílias das crianças, se tornem facilitadores do seu desenvolvimento, no quadro de uma ampla perspetiva de cidadania e de sucesso para todos. Do ponto de vista metodológico, o estudo inscreve-se numa abordagem de natureza qualitativa, integrando características de estudo de caso, centrado sobre os processos de formação e de intervenção dos educadores de infância do distrito de Bragança. Na recolha de dados foram utilizados métodos mistos, tendo sido inquiridos por questionário 229 educadores de infância e 1340 pais das crianças (ou seus representantes) e por entrevista 6 membros dos conselhos executivos dos Agrupamentos de Escolas. Os resultados podem ser lidos no cruzamento de quatro dimensões que se prendem com as representações dos inquiridos sobre os saberes básicos a promover na educação pré-escolar, as estratégias de intervenção para o seu desenvolvimento, a formação e intervenção dos educadores de infância e as competências a promover na formação dos educadores. Integrando o estudo uma amostra extensa e situando-se num distrito marcado pela interioridade, importa reconhecer, sem esquecer que se trata de representações expressas ao nível do discursos, sinais de atualidade das perspetivas e das sugestões apontadas para dar continuidade aos processos de desenvolvimento integrador de todos os participantes no processo educativo.

publication date

  • January 1, 2013