Representações dos alunos acerca da iniciação à prática profissional: um balanço após Bolonha
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A reorganização da formação inicial dos educadores de infância e professores do
ensino básico e secundário e um dos aspetos a destacar no quadro do Processo de
Bolonha, sendo enquadrada pelo Decreto-Lei n.º 43/2007. Neste âmbito, e
particularizada a componente de iniciação a pratica profissional que deve, em grande
parte, ser destinada a pratica de ensino supervisionada. Ao nível dos mestrados esta
centralidade na pratica de ensino supervisionada e visível, ocupando cerca de 50% da
carga horaria.
A componente de iniciação a pratica profissional, quer nas unidades curriculares da
Licenciatura em Educação Básica, quer na pratica de ensino supervisionada dos
mestrados profissionalizantes para 0 ensino, envolve imperiosamente 0 processo de
supervisão, processo este que implica múltiplos atores: 0 aluno (estagiário), o
professor supervisor, 0 orientador cooperante e todos os que constituem o contexto
educativo.
Neste texto, apresentamos os resultados de natureza interpretativa, realizado na
Escola Superior de Educação de Bragança. Pretendemos dar a conhecer as
representações dos alunos sobre a importância da iniciação a pratica profissional e
caraterizar a natureza das qualidades supervisivas que reconhecem como facilitadoras
do seu desenvolvimento profissional.
Com 0 estudo realizado e nossa finalidade ultima recolher indicadores que nos ajudem
a repensar a organização e funcionamento da iniciação a pratica profissional.