A educação de infância como tempo fundador: para uma visão integrada e coerente da acção educativa
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Esta comunicação refere-se ao estudo “A educação de infância como tempo
fundador. Para uma visão integrada e coerente da acção educativa”, em desenvolvimento1. O
objectivo geral deste estudo consiste em aprofundar o conhecimento das implicações e
das relações entre as grandes transformações em curso nas sociedades contemporâneas
e os desafios que elas colocam quanto ao repensar das finalidades da educação e dos
modelos e qualidade da formação profissional de professores/educadores. Tomando
como referência o importante significado que, em termos de desenvolvimento humano,
é atribuído à educação de infância (Vasconcelos, 2005) reconhece-se como fundamental
reflectir, de modo particular, acerca da natureza e qualidade dos saberes básicos
(Cachapuz, Sá-Chaves e Paixão, 2004) a promover na educação pré-escolar e das
competências reconfiguradoras do perfil de desempenho profissional dos educadores
de infância para que, em articulação com as famílias das crianças, se tornem
facilitadores do seu desenvolvimento no quadro de uma ampla perspectiva de
cidadania e de sucesso para todos.
O desenho do estudo configura um sistema complexo, que contempla
globalmente diferentes subsistemas em interacção, bem como as relações dialécticas e
recursivas, que diferentes tipos de racionalidade dos sujeitos que os integram podem
fazer emergir (Morin, 1991; Le Moigne, 1999).
Do ponto de vista metodológico, o estudo inscreve-se num paradigma de natureza
qualitativa, com características de estudo de caso (Bogdan & Biklen, 1994; Yin, 2005).
Não sendo possível, na fase actual do estudo, apresentar resultados parece, no
entanto, ser pertinente e de grande actualidade abrir o debate acerca da(s)
problemática(s) em estudo com vista à sua discussão aberta e à obtenção de possíveis
contributos.