Educação para o desenvolvimento e cidadania: um estudo no ensino superior Conference Paper uri icon

abstract

  • A presente comunicação visa perspetivar a educação como processo de desenvolvimento de uma cidadania global e participada, no quadro da educação para o desenvolvimento. O desenvolvimento encara-se, assim, como responsabilidade de todos, de modo a favorecer a mobilização de competências intelectuais, metodológicas e socializadoras. Através da implementação de um projeto, que envolve formandos dos cursos de licenciatura, procura-se refletir sobre questões da cidadania global, contribuir para o crescimento profissional e pessoal dos intervenientes e construir materiais pedagógicos, em diversos temas de cidadania global, que servirão de apoio às práticas profissionais em contexto de trabalho. Neste sentido, estabelecemos como objetivo geral contribuir para a construção de uma cultura de cidadania ativa na instituição de ensino superior proponente, procurando um desenvolvimento crescente da participação dentro dos princípios de responsabilização dos vários intervenientes. Face ao desafio que este projeto envolve, desenvolveremos uma pesquisa teórica e empírica junto de um contexto de educação ao nível do ensino superior, a partir da qual procuraremos compreender de que modo os formandos envolvidos no projeto constroem a sua literacia cidadã. Impõe-se, então, questioná-los sobre as práticas em desenvolvimento nas instituições educativas, sobretudo as que são, de facto, percebidas na sua vivência quotidiana em contexto de estágio, assim como o seu papel e o papel dos outros agentes implicados para a concretização da agenda da humanidade. Os dados que mobilizaremos para a análise dos resultados e posterior avaliação do projeto resultam, sobretudo, da implementação de dois inquéritos por questionário realizados nas suas fases inicial e final. Neste momento encontramo-nos numa fase ainda inicial pelo que apresentaremos apenas a análise dos dados recolhidos no primeiro questionário. Os resultados serão analisados em equipa de trabalho pelos investigadores com a participação dos formandos envolvidos no projeto. Pretende-se que deste trabalho se retirem ilações sustentadas na real (trans)formação das práticas promotoras de uma educação para o desenvolvimento.

publication date

  • January 1, 2016