Práticas de leitura no 1.º ciclo do ensino básico
Conference Paper
Overview
Overview
abstract
A presente comunicação pretende reflectir sobre o desenvolvimento de alguns projectos
que os alunos da formação inicial têm vindo a implementar em contexto de 1.º Ciclo do
Ensino Básico. Portanto, o que vos apresento, constitui-se num conjunto de experiências
onde se promoveram atitudes investigativas face às práticas, relativamente à leitura e,
sobretudo, no que diz respeito à exploração de técnicas de leitura e métodos de escrita
criativa em turmas do 3.º e 4.º anos. Nos contextos educativos, os alunos em formação
inicial que realizam o estágio pedagógico, têm observado que as possibilidades de contacto
das crianças com os livros, normalmente, são reduzidas. Têm constatado também que as
crianças manifestam dificuldades na leitura e na escrita. Tendo em conta estes problemas
temos vindo a reflectir conjuntamente sobre a forma ou formas de criar oportunidades
educativas que possibilitem à criança construir conhecimento enciclopédico, potenciando a
expressão leitora e a expressão escrita para minorar essas dificuldades. Apresento assim a
minha perspectiva daquilo que se constituiu como experiência de aprendizagem da lectoescrita
no 1.º Ciclo do Ensino Básico, mostrando algumas das actividades desenvolvidas
que procuraram fazer de cada criança envolvida um leitor/escritor.