Arte & Matemática: “há linhas que são monstros…”
Conference Paper
Overview
Research
View All
Overview
abstract
Na comunicação parte-se dos conceitos que se consideram básicos para a compreensão da
complementaridade arte/matemática, começando pelo posicionamento face às propriedades
geométricas da linha, às três cores primárias e à forma como estas, através de um processo de
proporção da quantidade, originam outras cores. Observando-se, também, e em contraponto
com as designadas cores, o equilíbrio e o contraste que se podem criar com as “não cores”,
nomeadamente o preto e o branco. Assim, a partir de conceitos simples imprimir-se-á alguma
complexidade na abordagem Arte & Matemática, fazendo uma incursão sobre aspectos que
permitam perceber a importância da correlação entre ambas, aparentemente tidas como duas
realidades distintas, ou dois elementos independentes. O tema proposto pela APM no presente
ano vem dar azo a um trabalho de participação activa da criança na sua aprendizagem, onde o
contar pelo saber contar, pertencente à velha (nova) máxima ler, escrever e contar poderá,
paulatinamente, deixar de fazer parte do quotidiano das escolas portuguesas. Se nas artes a
atenção se dirige para questões da praxis, nomeadamente as relacionadas com a perspectiva,
a proporção no espaço, o volume, o equilíbrio, a bi e tridimensionalidade e, ainda, a
composição harmónica envolvendo a cor, o contraste e a forma não podemos separar ou
diferençar linhas de trabalho e de interesse entre a Arte e a Matemática. Não se pretende
defender que cada área curricular deva ter uma única individualidade, mas que se encontre um
equilíbrio adequado, para que não haja isolamentos indevidos. Nesta conferência, para
enfatizar os conceitos de uma forma integrada apresentar-se-á, também, algum do trabalho de
Escher, com a intenção de ajudar a compreender o processo dialéctico Arte/Matemática.