Formação de professores e trabalho docente: estudo de um caso de formação Conference Paper uri icon

abstract

  • O caso em estudo incide nos professores e a sua relação com a profissão e com a formação e visa estudar uma determinada situação específica para se perceberem as práticas pedagógicas dos professores e a influência dos Programas de Formação Contínua frequentados, enquanto contributo para o conhecimento de outras formas de se fazer pedagogia, uma vez que a cultura pedagógica predominante tem visado mais a reprodução que a recriação. Torna-se, por tal, necessário repensar a pedagogia, sobretudo, as manifestações práticas da pedagogia transmissiva e o modo como continua a ser propagada, quer pelo professorado quer pela Administração Educativa. O estudo pretende saber como é pensada a docência integrada e a formação na educação básica e em que medida é que o poder de decisão deixa de determinar, como dimensão pedagógica, um tempo e um espaço idênticos e uma compartimentação disciplinar, perante um ensino que, cada vez mais, se projecta como globalizante.

publication date

  • January 1, 2011