Formação de professores e trabalho docente: estudo de um caso de formação
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
O caso em estudo incide nos professores e a sua relação com a profissão e com a formação e visa
estudar uma determinada situação específica para se perceberem as práticas pedagógicas dos professores e a
influência dos Programas de Formação Contínua frequentados, enquanto contributo para o conhecimento de
outras formas de se fazer pedagogia, uma vez que a cultura pedagógica predominante tem visado mais a
reprodução que a recriação. Torna-se, por tal, necessário repensar a pedagogia, sobretudo, as manifestações
práticas da pedagogia transmissiva e o modo como continua a ser propagada, quer pelo professorado quer pela
Administração Educativa. O estudo pretende saber como é pensada a docência integrada e a formação na
educação básica e em que medida é que o poder de decisão deixa de determinar, como dimensão pedagógica, um
tempo e um espaço idênticos e uma compartimentação disciplinar, perante um ensino que, cada vez mais, se
projecta como globalizante.