A avaliação na formação inicial de professores: percepções e práticas
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Reconhecendo o valor que a formação inicial assume na construção da profissionalidade docente e o papel que, nela, se atribui à prática de ensino supervisionada equaciona-se no estudo que se apresenta o modo como se processa a avaliação desse processo. Pretende-se, assim, aprofundar o conhecimento sobre as dimensões que caraterizam o processo de avaliação do desempenho profissional dos estudantes em articulação com os princípios orientadores da formação. Ao nível do quadro teórico explicitam-se as conceções e diretrizes legislativas em que se apoia a atual habilitação para a docência, bem como as modalidades de desenvolvimento da mesma. Do ponto de vista metodológico o estudo assume a modalidade de estudo de caso, centrado sobre um grupo/turma que se encontra a frequentar o mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico numa escola superior de educação do nordeste de Portugal. Para a recolha de dados recorreu-se à análise documental (guiões e fichas de avaliação e reflexões incluídas nos dossiês de estágio) e à inquirição através de um inquérito por questionário aos estudantes. Os resultados apontam para a valorização de práticas de avaliação que abrangem as várias dimensões de intervenção do educador/professor, relevando proximidade ao previsto nos perfis de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico, como as que se relacionam com: (i) o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; (ii) a participação na escola relação com a comunidade; (iii) a dimensão profissional social e ética; e (iv) o desenvolvimento profissional, no quadro de uma aprendizagem ao longo da vida. Relevam-se também alguns constrangimentos, destacando a falta de tempo para o desenvolvimento desse processo e a necessidade de formação no âmbito da avaliação. Sublinham-se os contributos do estudo para refletir e melhorar as práticas de avaliação.