selected publications
-
academic article
- O contributo da intervenção socioeducativa no desenvolvimento de competências pessoais/profissionais. Aprender. 25-34. 2022
- O contributo da intervenção socioeducativa no desenvolvimento de competências pessoais/profissionais. . Aprender, (44) . 25-34. 2022
- Training and professional skills for teaching in basic education. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). 15:75-91. 2022
- Identidade(s) europeia(s) e diversidade(s) cultural(is): perceções dos estudantes. EduSer. 14:1-8. 2022
- Educação não formal perceções e potencialidades formativas. EduSer. 13:45-61. 2021
- Analog and Digital Games as a Pedagogical Tool in the Teacher Training Context. Research in Social Sciences and Technology. 4:163-173. 2019
- Internet e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Current Opinion in Food Science. 1-10. 2008
- A Internet como meio de promoção de competências em contexto educativo. Current Opinion in Food Science. 1-10. 2007
-
book
- Estudo sobre as crenças, saberes e práticas dos professores 2023
- As tecnologias com potencial transformador em contexto educativo: realidade ou utopia? 2019
- 97 - Ver e viver a indisciplina na sala de aula 2010
- Ver e Viver a Indisciplina na Aula 2010
- 92 - A iconografia nos manuais escolares do Estado Novo 2009
- A Iconografia nos Manuais Escolares do Estado Novo 2009
-
chapter
- Arte é vida: cultura artística e perceções estéticas na formação inicial 2023
- Da herança cultural à herança patrimonial: uma responsabilidade (re)conhecida? 2023
- Valorização de competências na formação inicial de professores: um estudo exploratório. 185-196. 2023
- Renewing the pedagogical formation of teachers by using the manipulable materials. 121-138. 2020
- Utilizar materiales manipulables en tiempos de covid-19: retos y desafíos para los docentes. 675-687. 2020
- Análisis del uso de materiales manipulables en el contexto de la educación primaria. Investigación en el ámbito escolar: un acercamiento multidimensional a las variables psicológicas y educativas. 445-454. 2019
-
conference paper
- Cultural sensitivity and linguistic identity: challenges of academic mobility. INTED Proceedings. 6172-6172. 2023
- Beliefs about school: multiple perspectives. Edulearn Proceedings. 10363-10368. 2022
- Crenças, saberes e práticas de professores: investigar para transformar. 45-45. 2022
- Identidade(s) europeia(s) e diversidade(s) cultural(is): perceções dos estudantes. 1-2. 2022
- O contributo da intervenção socioeducativa para o desenvolvimento de competências pessoais/profissionais. 118-118. 2022
- PERCEÇÕES DOS SUPERVISORES SOBRE AS APRENDIZAGENS PROPORCIONADAS PELO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO SOCIAL. 373-380. 2021
- Da memória patrimonial às tradições regionais: a não formalidade educativa e o educador de museu. 357-357. 2021
- Itinerários de aprendizagem profissional em Educação Social. XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: livro de atas. 1680-1691. 2021
- Educação não formal e espaço museológico: perceções e potencialidades formativas. 236-236. 2021
- Educação não formal em Educação Social: contributos da supervisão socioeducativa 2021
- PERCEÇÕES DOS SUPERVISORES SOBRE AS APRENDIZAGENS PROPORCIONADAS PELO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO SOCIAL. 373-380. 2020
- O espaço museológico no processo educativo: reflexões sobre as aprendizagens. 205-205. 2020
- Recursos ativos na aprendizagem da matemática: o caso dos materiais manipuláveis. 405-417. 2020
- A reflexividade em contexto de supervisão: dinâmica entre a teoria e a prática. 98-99. 2020
- Competências docentes em construção: teoria e prática. 293-294. 2020
- Desenvolvimento de competências na formação inicial: teoria versus prática. 213-213. 2020
- Estudo sobre crenças, saberes e práticas de docentes: flexibilidade curricular em discussão. 61-61. 2020
- Instrumento para el análisis del prácticum en educación social. 198-198. 2020
- Instrumento para el análisis del prácticum en educación social.. 585-594. 2020
- Materiais manipuláveis e metodologias ativas: que relação?. 94-94. 2020
- Jogos educativos e aprendizagem cooperativa em contexto de prática pedagógica. 358-370. 2019
- A avaliação na formação inicial de professores: percepções e práticas. 158-158. 2019
- A avaliação na formação inicial de professores: perceções e práticas. 2064-2075. 2019
- A comunicação oral e escrita no ensino em contexto de Prática de Ensino Supervisionada. 219-219. 2019
- A importância das conexões entre o quotidiano das crianças e os conteúdos lecionados. 217-217. 2019
- A importância das conexões estabelecidas, pelas crianças, entre os conteúdos lecionados e o seu quotidiano. 24-24. 2019
- A importância dos espaços exteriores no processo ensino aprendizagem: dar voz às crianças. 134-135. 2019
- A promoção da igualdade de gênero: um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico. 73-74. 2019
- Educação: Pensadores ao longo da História: Irene Lisboa 2019
- Espaços não formais em educação e o seu papel na formação inicial de professores. 226-226. 2019
- O espaço museológico e a formação inicial de professores: a não formalidade no processo educativo. 123-123. 2019
- Prática de ensino supervisionada: perceção da criança sobre a sala de aula. 216. 2019
- Práticas de construção dos relatórios finais de estágio em mestrado profissionalizante para a docência. 173-178. 2019
- As perceções das crianças sobre as questões de género. 154-154. 2018
- Dar voz às crianças: a transição educativa entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. 66. 2018
- Formação de professores e educadores: o professor enquanto profissional de desenvolvimento humano. 33-34. 2018
- Jogos educativos e aprendizagem cooperativa em contexto de prática pedagógica. II Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento: livro de resumos. 75-75. 2018
- O lugar do género na formação inicial para a docência. 327-328. 2018
- O olhar das crianças sobre as questões de género. 58. 2018
- O olhar dos formandos sobre a sua ação educativa em prática de ensino supervisionada. 100-100. 2018
- Transição entre ciclos: a perspetiva das crianças. 153-153. 2018
- Formation en éducation sociale: de l'organisation des programmes au stage supervisé. 40-40. 2017
- Leitura em suporte digital e papel: contributo motivacional na iniciação à leitura. 144-144. 2017
- A importância da motivação em contexto educativo: o contributo da prática de ensino supervisionada como espaço de reflexão e aprendizagem. 90-90. 2016
- As narrativas de aprendizagem nos relatórios finais da PES. 155-155. 2016
- Célestin Freinet 2016
- De A Bela Adormecida a A Princesa Atrevida: a (des)construção dos Contos de Fadas na Literatura de potencial receção infantil 2016
- John Dewey 2016
- Um olhar de igualdade entre outros olhares. 91. 2016
- Towards a Gender Sensitive Teacher Education: a research in Basic Education. 12th Conference of the European Sociological Association 2015: Differences, Inequalities and Sociological Imagination. 456-457. 2015
- O impacto da supervisão pedagógica na construção da formação professional de professores. 177-177. 2013
- Os desafios de Bolonha: perceções sobre a formação de professores para dois ciclos de ensino. 141. 2013
- Bullying: como alertar e sensibilizar para esta “cultura” na escola 2011
- De la lecture, on fait de l’art, de l’art, on fait de la lecture. 68-72. 2011
- Formação inicial de professores: expetactivas e ereceios em contexto de supervisão 2011
- Presentation of the research project: development of relational competence and management classroom in contexts of supervision: the contribution of teacher education. 235-235. 2011
- The formal and informal caregivers: comparative analysis between the family and institucional contexts. 22-23. 2011
- Eu quero ser… Representações sociais das crianças sobre o mundo do trabalho 2010
- Questões éticas na formação inicial de professores. 53-54. 2010
- A construção do conceito de educador social em contextos variados de intervenção. 147-147. 2009
- Educação contra a exclusão: trabalho infantil e abandono escolar: uma realidade entre dois mundos 2009
- Eu quero ser… Representações sociais das crianças sobre o mundo do trabalho. 63-64. 2009
- Formação inicial de professores e prática(s) pedagógica(s): um olhar sobre a participação infantil em contexto educativo. 81-81. 2009
- O contexto educativo como placo de participação da criança 2009
- O lugar [ou o não-lugar] da diversidade na promoção de uma educação equalitária e intermulticultural: uma análise iconográfica. 153-153. 2009
- Prática pedagógica e participação infantil: um diálogo possivel 2009
- Cidadania e educação nos discursos e práticas das educadoras: estagiárias de Educação de Infância 2008
- Cidadania e educação nos discursos e práticas dos(as) estagiários(as) de Educação de Infância. 322-323. 2008
- Prevenir é necessário, remediar pode ser solução e punir é um recurso: medidas de intervenção na perspectiva de professores cooperantes. 18-18. 2008
- Quem é quem nos manuais escolares: o que revelam as ilustrações em relação às desigualdades sócio-culturais. 42-42. 2008
- Cidadania e inter/multiculturalidade: um olhar sobre os manuais escolares. 12-12. 2007
- Género e educação para a diversidade: a situação dos novos manuais escolares de Estudo do Meio 2007
- Percepções de cidadania nos discursos e práticas das/os estagiárias/os de Educação de Infância 2007
- Práticas de cidadania no Ensino Básico: análise das percepções de professores/as-estagiários/as sobre indisciplina em aulas de Educação Física. International Congress: Citizenship(s) Discourses and Practices. 723-736. 2007
- Práticas diferenciadas: percepções de professores/as-estagiários/as sobre indisciplina 2007
- Práticas de cidadania no Ensino Básico: análise das percepções de professores/as-estagiários/as sobre indisciplina em aulas de Educação Física 2006
-
document
- Perspetivas de Intervenção Socioeducativa do Curso da Licenciatura em Educação Social: A voz dos Estudantes. 2023
- Cultural sensitivity and linguistic identity: challenges of academic mobility. 6239. 2023
- Mobility as a european educational area: the contribution of heritage diversity. 6172. 2023
- Conhecer para sensibilizar - identidade e memória pela educação patrimonial 2023
- Educação não formal em educação social: contributos da supervisão socioeducativa. 126. 2021
- Educação não formal e espaço museológico: perceções e potencialidades formativas. 221-222. 2021
- Educação não formal: perceções e potencialidades formativas. 45-61. 2021
- Competências docentes em construção: Teoria e prática. 293-294. 2020
- Desenvolvimento de competências na formação inicial: teoria versus prática. 213-213. 2020
- Estudo sobre crenças, saberes e práticas de docentes: flexibilidade curricular em discussão. 61. 2020
- Instrumento para el análisis del prácticum en educación social. . 198-198. 2020
- Educação: Pensadores ao longo da História: Irene Lisboa 2019
- Espaços não formais em educação e o seu papel na formação inicial de professores. 226. 2019
- O espaço museológico e a formação inicial de professores: a não formalidade no processo educativo. 123. 2019
- Práticas de construção dos relatórios finais de estágio em mestrado profissionalizante para a docência (resumo) 2019
- Desenvolvimento da competência relacional na formação inicial de professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de investigação-ação 2017
- Supervisão, Formação de Professores e Indisciplina: Um Estudo Baseado na Perspectiva de Professores-estagiários 2010
- Internet e Comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico 2008
-
journal article
- Three continents, three countries: the remote education by higher education students in the pandemic time. IJERI: International Journal of Educational Research and Innovation. 52-66. 2023
- European identity(ies) and cultural diversity(ies): students’ perceptions. EduSer. 1-8. 2022
- Formação e competências profissionais para a docência na educação básica. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). 75-91. 2022
- O contributo da intervenção socioeducativa no desenvolvimento de competências pessoais/profissionais. Aprender. 26-34. 2022
- Educação não formal: perceções e potencialidades formativas. EduSer. 45-61. 2021
- Analog and digital games as a pedagogical tool in the teacher training context. Research in Social Sciences and Technology. 163-173. 2019
- Desenvolvimento da competência relacional na formação inicial de professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de investigação-ação. Estreiadiálogos. 25-45. 2017
- Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários. EduSer. 83-105. 2010
- Internet e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico. EduSer. 2008
- A Internet como meio de promoção de competências em contexto educativo. Educare-educere. 2007
- A importância da comunicação face ao contexto actual do ensino superior em Portugal. Revista Portuguesa de Marketing. 55-64. 2007