Cidadania e educação nos discursos e práticas das educadoras: estagiárias de Educação de Infância
Conference Paper
Overview
Research
View All
Overview
abstract
A educação para a cidadania continua a pautar as agendas educativas e a ganhar relevância nas
práticas docentes. Esta, constituindo-se como um instrumento de mais valia para o exercício pleno da
democracia, é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, nas suas vertentes pessoal, social
e emocional. Neste contexto, o educador poderá ser a peça primordial para fomentar a cidadania na
escola e por conseguinte nas crianças, tornando-as melhores cidadãs.
Este estudo visa: a) analisar as percepções de educadoras - estagiárias em relação à cidadania;
b) saber de que modo, nas suas práticas pedagógicas, se fomentam competências de cidadania; c)
identificar estratégias inovadoras utilizadas pelas educadoras - estagiárias para abordar esta temática e d)
perceber de que modo a formação inicial prepara as alunas para educar para a cidadania.
Optou-se por utilizar uma entrevista semi-directiva a 40 educadoras - estagiárias do 4.º ano da
formação inicial – Licenciatura em Educação de Infância, procedendo-se à análise de conteúdo dos dados
referentes às respostas das entrevistadas.