Prática pedagógica e participação infantil: um diálogo possivel
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Ser professor é uma profissão pautada pela exigência, rigor e actualização constante. Dos mais variados contextos sócio-educativos surgem
e solicitações que apelam por respostas educacionais de qualidade e de sucesso. Importa pois, que no sistema progressivo e reflexivo da sua
Objectivos
formação inicial, o futuro professor, tome consciência do seu papel primordial na mudança e na renovação do processo de ensino e
aprendizagem. A valorização da sua prática pedagógica poderá produzir efeitos muito positivos, no que concerne à construção de mais
saberes profissionais, no que toca à qualidade formativa e no que diz respeito ao desenvolvimento de competências relevantes em relação à
profissão.
A questão da prática pedagógica na construção de aprendizagens significativas, activas e diversificadas, leva-nos a colocar no centro do
debate formativo a participação da criança no acto pedagógico. Concomitantemente, falar em participação da criança na escola (Oliveira-
Formosinho, 2007), para além de possibilitar dar um significado efectivo à aprendizagem, requer uma análise concreta da criança e exige
considerar a complexidade da sua acção, bem como as suas representações como um sujeito de direitos.
Partindo do pressuposto que “a construção de realidades organizacionais escolares fundadas na lógica dos direitos das crianças constitui
neste final do século, uma das mais interessantes propostas reabilitadoras da missão cívica da escola pública” (Sarmento, 2002:696) é nossa
intenção (re) lançar um olhar sobre a prática pedagógica do futuro professor em contexto educativo, procurando evidências de participação
efectiva que possibilitem à criança o diálogo, o respeito, a socialização, a descoberta e o desenvolvimento das suas capacidades construtivas.