PERCEÇÕES DOS SUPERVISORES SOBRE AS APRENDIZAGENS PROPORCIONADAS PELO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO SOCIAL
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O presente trabalho resulta de uma investigação mais vasta, desenvolvida por duas Instituições de
Ensino Superior ibéricas, sobre os estágios curriculares em Educação Social. O foco deste texto
direciona-se para as perceções dos supervisores (orientadores das IES e orientadores nas
instituições de acolhimento) sobre as aprendizagens potenciadas pela experiência de estágio. Nesse
sentido, foi realizado um estudo exploratório, com um questionário como instrumento de recolha de
dados. O questionário é constituído por 20 itens, a maioria dos quais apresenta uma escala de
resposta de seis níveis de concordância. O grupo de respondentes é constituído por 60 supervisores
que exerceram funções em 2018/2019. Os dados foram analisados item a item, dos resultados
obtidos considerou-se especialmente relevante a análise dos itens em que as respostas indicam
níveis de concordância muito moderados uma vez que alertam para a necessidade de refletir
criticamente sobre o seu significado, a saber: a perceção de que o estágio permite diferenciar o papel
do educador social face a outros profissionais; que possibilita um conhecimento amplo e
compreensivo do trabalho do educador social; que permite desenhar planos de ação a partir do
contexto e respetivo público-alvo; que contribui para a seleção de critérios e indicadores para avaliar
a qualidade da ação e, finalmente, que desenvolve competências de negociação e resolução de
conflitos. Este estudo permite identificar tópicos de reflexão que podem ser muito profícuos para a
problematização dos limites e fronteiras da esfera da intervenção socioeducativa.