PERCEÇÕES DOS SUPERVISORES SOBRE AS APRENDIZAGENS PROPORCIONADAS PELO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO SOCIAL Conference Paper uri icon

abstract

  • O presente trabalho resulta de uma investigação mais vasta, desenvolvida por duas Instituições de Ensino Superior ibéricas, sobre os estágios curriculares em Educação Social. O foco deste texto direciona-se para as perceções dos supervisores (orientadores das IES e orientadores nas instituições de acolhimento) sobre as aprendizagens potenciadas pela experiência de estágio. Nesse sentido, foi realizado um estudo exploratório, com um questionário como instrumento de recolha de dados. O questionário é constituído por 20 itens, a maioria dos quais apresenta uma escala de resposta de seis níveis de concordância. O grupo de respondentes é constituído por 60 supervisores que exerceram funções em 2018/2019. Os dados foram analisados item a item, dos resultados obtidos considerou-se especialmente relevante a análise dos itens em que as respostas indicam níveis de concordância muito moderados uma vez que alertam para a necessidade de refletir criticamente sobre o seu significado, a saber: a perceção de que o estágio permite diferenciar o papel do educador social face a outros profissionais; que possibilita um conhecimento amplo e compreensivo do trabalho do educador social; que permite desenhar planos de ação a partir do contexto e respetivo público-alvo; que contribui para a seleção de critérios e indicadores para avaliar a qualidade da ação e, finalmente, que desenvolve competências de negociação e resolução de conflitos. Este estudo permite identificar tópicos de reflexão que podem ser muito profícuos para a problematização dos limites e fronteiras da esfera da intervenção socioeducativa.

publication date

  • December 2021