Itinerários de aprendizagem profissional em Educação Social
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Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto UIDB/05739/2020.
O presente trabalho propõe uma reflexão teórica sobre os processos de desenvolvimento profissional dos educadores sociais. Esta proposta afigura-se como uma primeira fase de um trabalho mais vasto que pressupõe a construção de instrumentos de recolha de dados que deem voz aos educadores sociais com o objetivo de perceber como se traçam os itinerários de desenvolvimento profissional, os aspetos identificados como fatores preponderantes na construção de uma identidade profissional própria e complementar de outras que caracterizam os profissionais que partilham espaços de intervenção. A construção desta reflexão teórica ocorre na intersecção de contributos e modelos conceptuais desenvolvidos em áreas profissionais dos domínios da educação, do cuidado e da literatura disponível sobre a profissionalidade da Educação Social. Neste processo, como resultados da análise da literatura consultada, destacam-se como áreas fundamentais a formação pós-graduada e contínua, a ligação a instituições de formação, nomeadamente no que diz respeito ao acolhimento de estagiários, a importância das associações profissionais e, para terminar, as questões éticas e deontológicas inerentes ao exercício profissional.
This work proposes a theoretical reflection on the professional development processes of social
educators. This proposal appears as the first phase of a broader work that presupposes the
construction of data collection instruments that give voice to social educators in order to understand
how professional development itineraries are drawn, the aspects identified as preponderant factors
in the construction of their own professional identity and complementary to others that characterize
professionals who share spaces of intervention. The construction of this theoretical reflection takes
place at the intersection of contributions and conceptual models developed in professional areas in
the fields of education, care and available literature on the professionality of Social Education. In
this process, as a result of the analysis of the literature consulted, we can conclude that the key
areas that stand out are: postgraduate and continuous training, the connection to training
institutions, namely with regard to the reception of trainees, the importance of professional
associations and, to finish, the ethical and deontological issues inherent to professional practice